top of page
  • Wiliam e o Mundo

A tradicional festa de Natal na Suécia, uma das maiores festividades do país


Foto: Ana Machado

Pode-se dizer que uma das maiores festividades da Suécia é o natal, quando acontece, no dia 13 de dezembro, a celebração de Santa Lúcia (Luciadag), patrona dos cegos e figura mística que simboliza a luz na escuridão do inverno nórdico.

Santa Lucia de Siracusa foi uma jovem italiana que viveu até meados do ano 304. Segundo algumas lendas, a moça levava comida aos cristãos que sofriam perseguição dos romanos e acabavam se abrigando em catacumbas. Entretanto, para que pudesse carregar os alimentos com as duas mãos e enxergar o caminho através da escuridão, Lucia criou uma coroa de velas para ser usada na cabeça para iluminar sua direção.


Por isso no natal é comum ver por todo o país diversas pessoas realizando procissões e corais. Nesses eventos, há sempre uma menina representando Santa Lucia, usando uma túnica branca, fita vermelha na cintura e uma coroa de velas da cabeça, simbolizando a luz na escuridão. As procissões visitam escolas, igrejas, lojas e hospitais, entoando canções sobre a santa e distribuindo pãezinhos de açafrão (Lussekatter) e biscoitos de gengibre (Pepakakkor). Estima-se que a tradição tenha surgido em 1764 quando houve a primeira aparição registrada de uma Lucia vestida de branco e com uma coroa de velas. Fonte: Sweden Abroad


Procissão na Embaixada da Suécia. Foto: Ana Machado

Como é de costume, as Embaixadas do Reino da Suécia, também celebram a data cumprindo com a tradição. Em Brasília, o Coral Vox Mundi (formado por diplomatas das embaixadas) abriu a festividade com muita energia. Em seguida, aconteceu a procissão com as crianças vestidas de branco em homenagem à Santa. Após a celebração, foi servida a tradicional ceia sueca, além dos tradicionais pãezinhos de açafrão (Lussekatt), bolachas de gengibre (Pepakakkor) e um tipo de quentão sueco (Glögg).


Veja o vídeo da celebração na Embaixada da Suécia em Brasília e saiba mais sobre essa tradição natalina:


Confira as fotos do evento:


bottom of page