top of page
  • Wiliam e o Mundo

Amerigo Vespucci - O navio mais bonito do mundo chega ao Rio

Navio da Marinha Italiana dá volta ao mundo por 20 meses e, após parada em Fortaleza, chega ao Pier Mauá, para escala de quatro dias na Cidade Maravilhosa, com três dias de visitação gratuita da população



De meados do Século XIX ao início do século XX, milhares de imigrantes italianos desembarcaram em portos brasileiros em busca de uma vida melhor, por conta de uma profunda ebulição social, política e econômica que dominava a Itália. Os anos passaram e hoje são mais de 32 milhões de descendentes italianos (15% da população brasileira), que, ao longo desse período, introduziram na cultura brasileira marcos de sua culinária, costumes e conhecimentos.


Quase 150 anos depois, um outro navio ancora nos portos brasileiros, trazendo novamente um pedaço da Itália. Depois de mais de três meses de viagem, o Amerigo Vespucci, navio histórico e icônico da Marinha Italiana, chega ao Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro, em sua segunda escala em portos brasileiros. A primeira foi de 4 a 8 de outubro, em Fortaleza.


As escalas são parte de uma turnê mundial - do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália, iniciada no 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova, e retornando em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.


Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio mais belo do mundo oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana.


23 de outubro - 10h30 - O navio mais bonito do mundo aberto ao público

A partir do dia 23 de outubro, o navio estará aberto para a visitação do público carioca, que poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio de mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura.


As visitas, que serão gratuitas, serão realizadas no dia 23, das 10h30h às 12h30 e das 16h30 às 19h30 e nos dias 24 e 25 de outubro, em duas sessões diárias, das 10h30h às 12h30 e das 14h30 às 19h30.


“Depois da primeira etapa em Fortaleza, é um prazer e uma honra poder proporcionar ao público brasileiro, no Rio de Janeiro, essa experiência memorável, fruto de um projeto idealizado pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores italianos, com o apoio local da Embaixada da Itália e de toda a rede diplomática. Tenho certeza que o navio Vespucci, com sua majestade, graça e elegância atemporal hipnotizará qualquer pessoa que o venha a contemplar. Esta iniciativa representa mais um testemunho da relevância do intercâmbio cultural, tecnológico e científico entre Itália e Brasil.” Disse o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.


23 de outubro - 15h - Visita guiada a autoridades locais e imprensa

No dia 23, das 15h às 16h, o Comandante do navio, sua tripulação e representantes da Embaixada da Itália receberão autoridades locais e imprensa para uma visita guiada, exclusiva.


“Ao desafio da viagem se soma a oportunidade de trazer um pedaço da Itália e das muitas, notáveis excelências do nosso País e mostrá-lo em cada uma das paradas da campanha: da arte à tecnologia de ponta, dos produtos locais à culinária, à cultura, com tudo o que o “made in Italy” representa e que faz da “italianidade” uma marca única, apreciada em todo o mundo”, diz o Capitão Giuseppe Lai, Comandante do Amerigo Vespucci.

Exposição fotográfica mostra todos os ângulos do navio mais bonito do mundo

No dia 23 de outubro, será aberta ao público, no Edifício Touring, anexo ao píer, a exposição La più bella del mondo (a mais bela do mundo), que permitirá aos visitantes apreciar detalhes da icônica embarcação italiana e conhecer um pouco a intimidade dela no mar.


A mostra, organizada pelo IIC-Rio com o apoio das empresas Leonardo e Tim, reúne cerca de 40 fotografias assinadas pelos fotógrafos italianos Maki Galimberti e Massino Sestini. As imagens esbanjam a beleza da embarcação e mostram os homens e mulheres que compõem sua tripulação em cenas raras, retratados durante atividades diárias a bordo do exuberante veleiro italiano.

23 de outubro - 11h- Evento Científico: parceria entre o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e a UFF debate a importância da preservação dos oceanos para manutenção da vida no planeta

Com o intuito de promover um intercâmbio também em nível acadêmico e tecnológico entre o Brasil e a Itália, será realizado, no dia 23 de outubro, no Museu Naval, o Encontro científico “Entre o mar e a terra – impactos e propostas de recuperação. Dois países frente a frente”. O evento, realizado pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, referência em estudos sobre biologia marinha, reunirá pesquisadores italianos e brasileiros que falarão sobre suas pesquisas e avanços nas áreas ambiental e de biologia marinha.

23 de outubro - 14h - Evento Cultural: exposição de fotos destaca a importância da preservação da vida marinha para o Planeta

Na mesma tarde, às 14h, será inaugurada a exposição “Cores profundas do Mediterrâneo – viagem à descoberta das profundezas do mar”, organizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, no Museu Naval do Rio de Janeiro. A exposição reunirá cerca de 40 imagens, entre fotos e vídeos, feitos em mais de 900 pontos de mergulho da costa italiana, entre 50 e 700 metros de profundidade, com um veículo operado remotamente durante o trabalho científico dos pesquisadores italianos Michela Angiolillo e Marco Pisapia, do Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA). O acervo revela a vasta vida marinha encontrada no Mar Mediterrâneo, assim como o lixo que a ameaça.


Sobre o Navio Amerigo Vespucci

Criado em 1930, o navio Amerigo Vespucci é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro que fica alocado no porto La Spezia, realiza todos os anos atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano.


De 1931 a 2022, realizou 86 Campanhas de Instrução a alunos da 1ª Turma da Academia Naval, das quais 45 foram no Norte da Europa, 26 no Mediterrâneo, 4 no Atlântico Leste, 8 na América do Norte, 1 na América do Sul e 2 no contexto da única circunavegação do globo, realizada entre maio de 2002 e setembro de 2003.


As Campanhas Educativas realizadas no período de verão têm uma duração média de três meses e atingem majoritariamente portos estrangeiros. Durante as viagens, são ensinadas aos alunos a bordo as regras básicas da vida no mar, englobando conhecimentos de marinharia, condução da unidade (incluindo o uso do sextante para a realização do navio de ponta), operação do motor e equipamentos auxiliares, gestão de questões logísticas, administrativas e sanitárias. Com esse objetivo, além da atividade prática, são organizadas conferências e aulas ministradas pelos tripulantes e pesquisadores locais.


Sua tripulação é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.

“O navio mais bonito do mundo”

O Vespucci ganhou o título de navio mais bonito do mundo em 1962, ao cruzar com o porta-aviões norte-americano USS Independence no Mar Mediterrâneo. É regra de navegação que as embarcações maiores têm preferência sobre as menores e, portanto, naquele evento histórico o porta-aviões dos Estados Unidos acendeu o farol e seu comandante ordenou que o veleiro se identificasse. “Navio de treinamento da Marinha Italiana, Amerigo Vespucci”, se apresentou o pequeno, ao que o comandante norte-americano respondeu: “você é o navio mais bonito do mundo”.


Desde então, em respeito à sua beleza e, também, à sua longevidade, todo gigante do mar que encontra o inconfundível Amerigo Vespucci nos mares de todo o mundo reduz a potência de seus motores, abrindo mão de sua prioridade na navegação, e soam três toques de sirene em saudação ao charmoso veleiro italiano.


Serviço:

Volta ao mundo do navio italiano Amerigo Vespucci 2023 – Brasil, Rio de Janeiro

23/10 - Abertura a visitação gratuita do público ao navio Vespucci.

10h30 às 12h30/ 16h30 às 19h30

Pier Mauá (Porto Maravilha)

NÃO É NECESSÁRIO AGENDAMENTO. VISITA POR ORDEM DE CHEGADA

23/10 - 11h - Seminário: “Entre o mar e a terra – impactos e propostas de recuperação. Dois países frente a frente”

Museu Naval (Rua Dom Manuel 15, Praça XV – Rio de Janeiro).

23/10 - 14h - Inauguração exposição “As cores profundas do Mediterrâneo – viagem à descoberta das profundezas do mar”- Museu Naval

Museu Naval (Rua Dom Manuel 15, Praça XV – Rio de Janeiro).

Aberto ao público - gratuito

De 23 de outubro a 18 de fevereiro

23/10 a 12/11 - Exposição “ La più bella del mondo - A mais bonita do mundo”

Edifício Touring – Orla Conde, em frente a Praça Mauá, Zona Portuária do Rio

Aberta ao público - gratuito

De 23 de outubro a 12 de novembro

24/10- Abertura a visitação gratuita do público ao navio Vespucci.

10h30 às 12h30/ 14h30 às 19h30

Pier Mauá (Porto Maravilha)

NÃO É NECESSÁRIO AGENDAMENTO. VISITA POR ORDEM DE CHEGADA

25/10 - Abertura a visitação gratuita do público ao navio Vespucci.

10h30 às 12h30/ 14h30 às 19h30

Pier Mauá (Porto Maravilha)

NÃO É NECESSÁRIO AGENDAMENTO. VISITA POR ORDEM DE CHEGADA


Informações da Embaixada da Itália no Brasil

Comments


bottom of page