top of page
  • Wiliam e o Mundo

Ao 30º aniversário da Independência da República do Cazaquistão



Via Embaixada do Cazaquistão no Brasil


Este ano, o Cazaquistão comemora o 30º aniversário de sua independência. Este é um marco importante, marcando o renascimento da condição de Estado cazaque e a aquisição da liberdade, cujos sonhos foram acalentados por muitas gerações de nossos ancestrais. Pelos padrões da história, 30 anos é apenas um instante. No entanto, para o Cazaquistão, esse período incluiu toda uma era cheia de dificuldades e vitórias, crises e conquistas. A era da independência do Cazaquistão pode ser condicionalmente dividida em três décadas de significado histórico especial.


A primeira década é o momento de lançar as bases para um novo Cazaquistão. Sob a liderança do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão - Elbasy N.A. Nazarbayev, símbolos de estado foram aprovados, um sistema eficaz de poder foi formado, uma moeda nacional foi introduzida, as Forças Armadas foram criadas, a Constituição da República do Cazaquistão - a Lei Básica do país foi adotada, relações diplomáticas com estados estrangeiros foram estabelecidas. O Cazaquistão tornou-se membro de organizações internacionais de renome. A Estratégia "Cazaquistão-2030" foi adotada.


Eles construíram uma nova capital - Astana, que hoje é chamada de Nur-Sultan e é um símbolo nacional. Foi criado o Fundo Nacional, cujas reservas posteriormente ajudaram o país a sobreviver a mais de uma crise. A fronteira do estado com a vizinha China, foi determinada. Negociações de fronteira intensivas começaram com outros estados vizinhos. A segunda década é um período de expansão dos horizontes do estado. Com o passar dos anos, as posições do país se fortaleceram significativamente e o potencial econômico cresceu. Todas as fronteiras terrestres foram formalizadas. Iniciaram a realização de congressos de líderes de religiões mundiais e tradicionais, organizaram a cúpula da OSCE (Organização para Segurança e Co-Operação na Europa), promovendo as atividades da Conferência sobre Medidas de Interação e Fortalecimento da Confiança na Ásia e implementando uma série de outros importantes projetos internacionais.


Significativos investimentos estrangeiros foram atraídos. Grandes projetos de infraestrutura foram lançados, em particular, a construção do corredor Internacional Europa Ocidental - China Ocidental. A construção de moradias desenvolveu-se em um ritmo sem precedentes. A terceira década é uma época para atingir grandes conquistas. Questões relacionadas à fronteira estadual foram finalmente resolvidas. A aprovação oficial das fronteiras estaduais por meio da celebração de tratados bilaterais e o reconhecimento desse fato pela comunidade mundial têm sido uma prática apenas nos últimos séculos. Foi adotada a Estratégia "Cazaquistão-2050", que traçava o objetivo de entrar nos trinta maiores países desenvolvidos do mundo. Programas em grande escala foram implementados em uma variedade de áreas, inclusive no campo do desenvolvimento industrial e inovador forçado e da modernização espiritual. Todas essas conquistas foram possíveis graças à liderança de Elbasy N.A. Nazarbayev, a sabedoria e a unidade do nosso povo, o trabalho árduo de todos os compatriotas. Podemos dizer que Elbasy se tornou um símbolo eterno de nossa Independência. Os principais objetivos da quarta década são um estado forte e uma nação competitiva. Para sua implementação, as reformas políticas e econômicas e o processo de modernização da consciência pública terão continuidade, e uma identidade nacional qualitativamente nova, adaptada aos desafios da época, será formada.


Todas essas conquistas foram possíveis graças à liderança de Elbasy, à sabedoria e unidade de nosso povo, ao trabalho árduo de todos os compatriotas. Pessoas da mesma idade que Independence nasceram e foram criadas em um país soberano, eles têm uma mente aberta. Eles têm uma perspectiva e um estilo de vida completamente diferentes. Para eles, a independência é um axioma. Este é um fenômeno normal, que atesta o enraizamento do conceito de soberania na mente dos jovens. No entanto, para que a compreensão do valor da Independência fique para sempre gravada na memória das gerações mais novas, elas devem saber a que preço a adquirimos. Encontramos a liberdade por meio da luta heroica de nossos ancestrais. É importante preservar essas páginas da história na memória do povo.


O povo cazaque e a independência de nossa república começam sua história desde os tempos antigos, quando os "estados" dos Saks e Hunos existiam no território do moderno Cazaquistão. Nossa terra se tornou o berço do Kaganato Türco, da Horda de Ouro e do Canato Cazaque. Sobrevivemos ao totalitarismo da era soviética e desde 1991 em nossa terra primordialmente sagrada herdada de nossos ancestrais, sob a liderança de Elbasy, criamos um novo estado independente no qual está sendo construída uma sociedade justa com alta qualidade de vida, onde os cidadãos sentem segurança jurídica e benefícios reais do desenvolvimento econômico.


A atual pandemia e a crise subsequente mostraram claramente que o mundo inteiro está enfrentando desafios sem precedentes hoje. Junto com o coronavírus, vários "vírus ideológicos" começaram a se espalhar amplamente. Em uma era de rápida globalização, é cada vez mais difícil reconhecer seu impacto negativo. Portanto, embora permaneçamos parte da comunidade mundial, devemos ser sensíveis às nossas raízes. Você não pode romper com sua cultura original e tradições únicas que compõem nossa identidade nacional. Somente protegendo-o e fortalecendo-o, seremos capazes de nos preservar no caos civilizacional.

Presidente da República do Cazaquistão, K.K. Tokayev

O Presidente da República do Cazaquistão K.K. Tokayev exortou os cidadãos a refletirem a ideia de um estado e serviço abnegado à pátria em todas as obras históricas, tanto documentais quanto de ficção. O objetivo é tornar a percepção da história do Cazaquistão simples e fácil, principalmente focada nos jovens. A história do Cazaquistão agora será traduzida para as línguas do mundo e fornecida a um público estrangeiro. Somente assim nosso povo poderá se proteger de informações falsas e fazer com que o mundo conheça sua verdadeira história secular. Cada nação deve escrever sua própria história, não sucumbindo à influência de uma ideologia estrangeira. A história, escrita do ponto de vista dos interesses nacionais, contribui para o despertar da identidade nacional.


Um dos principais símbolos do país é a língua oficial. Hoje, a proporção de cazaques e representantes de outros grupos étnicos que falam a língua do estado aumentou significativamente. Todas as bases legais para a formação da língua cazaque como fator unificador foram formadas. O conhecimento da língua oficial é dever e obrigação de todo cidadão do Cazaquistão. O uso generalizado da língua cazaque não significa nenhuma restrição ao uso de outras línguas, especialmente o russo. Para todos os grupos étnicos do país, as oportunidades continuarão a ser criadas para preservar suas tradições e desenvolver línguas. O povo cazaque não dividia ninguém em amigos e inimigos, ajudava a todos como irmãos. Conseguiram transformar a multietnicidade do país em vantagem competitiva. O trabalho eficaz da Assembleia do Povo do Cazaquistão desempenhou um papel importante no fortalecimento e manutenção da paz e estabilidade. Manter a harmonia interétnica é o caminho certo para um futuro de sucesso.


É cada vez maior a procura da sociedade por uma participação mais ativa na vida do país e no processo de tomada de decisões, a respeito da qual o conceito de “estado ouvinte” e a iniciativa de criação de um Conselho Nacional de Confiança Pública têm gerado uma resposta positiva da população. As autoridades devem sempre sentir sua responsabilidade para com o povo. A independência do estado não é apenas uma declaração. Construir a verdadeira independência é um trabalho árduo diário, uma política bem ponderada e consistente.

bottom of page