top of page
  • Wiliam e o Mundo

Bloomsday: Irlanda celebra feriado dedicado a personagem literário em Brasília



Chapéus de palha e roupas antigas marcaram o último dia 16 de junho na Embaixada da Irlanda. O evento em questão é o Bloomsday, feriado anual batizado em homenagem ao personagem Leopold Bloom, protagonista do livro Ulysses de James Joyce, no qual no dia 16 de junho de 1904, as personagens do livro passeiam por diferentes lugares da capital irlandesa.


Este ano, celebrando os cem anos do lançamento do livro, a Embaixada da Irlanda em parceria com os Correios, lançaram o selo comemorativo "Ulysses 100 anos".


O Embaixador da Irlanda no Brasil, Sean Hoy, destacou que a publicação do selo comemorativo do centenário da publicação de Ulysses, representa mais um marco na relação entre a Irlanda e o Brasil, e estão extremamente satisfeitos pelo selo ter sido desenhado por um artista brasileiro e por representar uma interpretação visual brasileira do romance.


Segundo a Doutora em Teoria Literária, Luísa Leite, o mapa que acompanha os selos comemorativos indica lugares mais relevantes dentre os citados nos episódios de Ulysses [...] No romance, contudo, as últimas palavras são da mulher, Molly Bloom. Seu monólogo, permeado por lembranças, termina em reiteradas respostas afirmativas: «e sim eu disse sim eu quero Sim» («and yes I said yes I will Yes”). Essa famosa palavra final compõe a arte do selo, finaliza Luísa.

Foto: Correios

Nas palavras do Embaixador, Sean Hoy, acredita-se que o Bloomsday é a única data internacional dedicada a uma obra de arte. Nesse dia na Irlanda, as pessoas se vestem à moda Eduardiana, há leituras dramáticas, encenações dos textos, pratos Joyceanos como fígados e rins de porco e passeios por Dublin seguindo os passos do romance.


Bloomsday não é só celebrado na Irlanda, como também em diversas cidades do Brasil e do mundo. A primeira celebração por aqui ocorreu em 1967 em São Paulo. Atualmente o evento acontece em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e em mais 10 cidades do país.

Além do lançamento do selo comemorativo, a Embaixada da Irlanda está realizando uma série de projetos culturais em homenagem ao centenário da publicação de Ulysses. Na ocasião foi mostrado o vídeo de um projeto realizado em parceria com 18 universidades de todo o país, que resultou na elaboração de um mural interpretando um capítulo do romance. O objetivo é explorar como os jovens brasileiros interpretam o romance 100 anos depois sua publicação e apoiar interpretações visuais de Ulysses com uma identidade brasileira, destacou Sean Hoy.



*Informações Correios*



bottom of page