• Wiliam e o Mundo

Brasília recebe 22ª Edição do Festival Francofonia

Atualizado: 6 de Abr de 2019

De 15 a 27 de março os brasilenses poderão conferir mostras de cinema, arte, cultura e culinária dos países francófonos

O apresentador Wiliam Gsaint e a Embaixatriz de Luxemburgo, a Sra. Nicole Krieger-Loos

Por Ana Machado

Brasília recebe a 22ª Edição do Festival "Francofonia" que acontece entre os dias 15 a 27 de março. O evento, realizado pelas cinquenta embaixadas que compõe o grupo de Francofonia na capital, tem o objetivo de apresentar a diversidade cultural dos países de língua francesa através da música, cinema, gastronomia, arte e literatura.

Neste domingo (17) aconteceu o bazar na Aliança Francesa, onde os visitantes puderam conhecer um pouco mais dos países francófonos através da culinária, moda, música e artesanato. O Embaixador da Ucrânia, o Sr. Rostyslav Tronenko comemorou o quarto ano seguido da Embaixada no evento.

O Embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko e o apresentador Wiliam Gsaint

O país trouxe alguns de seus artesanatos e trajes tradicionais, além de contar com a colaboração de artesãos brasileiros na confecção de alguns produtos. Na Embaixada de Luxemburgo havia fila para comprar deliciosos waffles acompanhados de chantilly, açúcar e geleia de ameixa, tudo preparado pelas mãos da simpática Embaixatriz Nicole Krieger-Loos. Para o Ministro-Conselheiro da Embaixada do Haiti, o Sr. Jean-Bernard Déjean, a francofonia não é só a promoção da língua francesa, são valores universais que a revolução haitiana trouxe para a população como a paz, a liberdade e o respeito mútuo entre as nações. "São valores que o Haiti quer representar juntamente com a França e outros países amigos da Francofonia", concluiu Jean-Bernard.

Wiliam Gsaint, apresentador e Jean-Bernard Déjean, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Haiti

No stand da União Europeia (UE) tiveram atividades divertidas como um quiz com perguntas sobre a história do bloco e de seus países-membros. A Sra. Domenica Bumma, Conselheira-Chefe do Setor Político, lembrou o lema da UE, unidos na diversidade, que poderia ser facilmente estendido por todo o evento.


Saiba mais

Francofonia é um termo que define uma comunidade linguística com um grupo de pessoas que tem em comum a língua francesa, não necessariamente a primeira língua nativa. O termo foi particularmente popularizado por Léopold Sédar Senghor, primeiro Presidente do Senegal e um dos fundadores do movimento na década de 1960. Em 1970 a Organização Internacional da Francofonia (OIF) foi criada e atualmente conta com 57 Estados-membros e 20 observadores. (via: aliança francesa/wikipedia)

Foto: SCAC BH/Divulgação

Membros

Albânia ▪ Principado de Andorra ▪ Armênia ▪ Bélgica ▪ Benin ▪ Bulgária ▪ Burkina Faso ▪ Burundi ▪ Cabo Verde ▪ Camarões ▪ Camboja ▪ Canadá ▪ Canadá-Novo-Brunswick ▪ Canadá-Quebec ▪ Catar ▪ República Centro-Africana ▪ Chade ▪ Chipre ▪ Comores ▪ Comunidade Francesa da Bélgica ▪ Congo ▪ República Democrática do Congo ▪ Costa do Marfim ▪ Djibouti ▪ Dominica ▪ Egito ▪ Emirados Árabes Unidos ▪ França ▪ Gabão ▪ Gana ▪ Grécia ▪ Guiné ▪ Guiné-Bissau ▪ Guiné Equatorial ▪ Haiti ▪ Kosovo ▪ Laos ▪ Líbano ▪ Luxemburgo ▪ Macedônia ▪ Madagascar ▪ Mali ▪ Marrocos ▪ Maurício ▪ Mauritânia ▪ Moldávia ▪ Principado de Mônaco ▪ Nova Caledônia ▪ Níger ▪ Romênia ▪ Ruanda ▪ Santa Lúcia ▪ São Tomé e Príncipe ▪ Senegal ▪ Sérvia ▪ Seychelles ▪ Suíça ▪ Togo ▪ Tunísia ▪ Vanuatu ▪ Vietnã


Programação do Festival:

Foto: Aliança Francesa/Divulgação

Mostra de Cinema na Embaixada da França, 18 a 27 de março às 19h:

- 18/03: A Nossa Espera (Nos Batailles) - Bélgica, França

- 19/03: Wallay - Burkina Faso, França

- 20/03: Le Vent Tourne- Suíça, Bélgica, França

- 21/03: Hochelaga, Terra das Almas (Hochelaga, Terre des âmes) - Canadá

- 25/03: Um Ano Polar (Une Année Polaire) - França

- 26/03: África sobre o Sena (Afrique sur Seine Paulin) - França, Senegal

- 26/03: Dona Esther (Madama Esther) - Madagascar

- 26/03: Pequena Luz (Petite Lumière) - França, Senegal

- 26/03: Les Avalés du Grand Bleu - Togo, França

- 27/03: A Amante (Inhebbek Hedi) - Tunísia, Bélgica, França

Conferência - Diplomatas escritores Laurence Badel e Paulo de Almeida

Instituto Rio Branco Brasília - 19 de março às 11h (entrada franca)

Exposição - Os Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas

Setor de Mansões Dom Bosco - 19 de março às 19h

Gastronomia - Goût de France - 21 de março

Diversos restaurantes da cidade irão oferecer, neste dia, menus com várias etapas, conciliando suas gastronomias com clássicos franceses

Maratona Poética - Aliança Francesa, 22 de março de 10h às 22h (entrada franca)

Show da banda Rive (eletro pop belga) - 24 de março às 19h

Clube do Choro - R$ 20 (meia) / R$ 40 (inteira)

Atêlie com atores do TNP - 25 de março às 19h

Théâtre National Populaire de Villeurbanne - 26 de março às 20h

Espaço Cultura Renato Russo - entrada franca


Confira mais fotos do evento:

Wiliam Gsaint e o Embaixador de Luxemburgo, o sr. Carlo Krieger

A Sra. Olena Terentieva, Embaixatriz da Geórgia; o Sr. Ilya Zakharov, Terceiro Secretário da Embaixada da Rússia; o Sr. Zayn Valdério Veloso, Sargento Assessor de Relações Internacionais do Corpo de Bombeiros Militar do DF e o apresentador Wiliam Gsaint

Embaixada de Luxemburgo presente no Bazar da Francofonia


48 visualizações

Patrocínio:

AUTOHAUS

© 2020 por Wiliam e o Mundo

®