top of page

Brasil comemora primeiro Dia Nacional da Ikebana

  • Foto do escritor: Wiliam e o Mundo
    Wiliam e o Mundo
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

A arte japonesa dos arranjos florais está oficialmente representada no calendário brasileiro desde publicação de lei, em janeiro deste ano. Data é comemorada no primeiro dia da primavera


Embaixador Hayashi participa de demonstração na exposição da Ikebana Sogetsu
Embaixador Hayashi participa de demonstração na exposição da Ikebana Sogetsu

O Brasil celebra pela primeira vez, em 23 de setembro, o Dia Nacional da Ikebana, dedicado a difundir e celebrar no país a arte centenária japonesa dos arranjos florais. A data foi oficialmente reconhecida com a Lei n° 15.098, publicada em janeiro deste ano, e é a primeira a homenagear a ikebana fora do Japão. Essa conquista simboliza a proximidade cultural dos dois países, que neste ano celebram 130 anos de relações diplomáticas, e abre portas para uma maior divulgação das artes japonesas no Brasil.

Também chamada kado, ou o “caminho das flores”, a ikebana surgiu no Japão há mais de 500 anos, influenciada pelos ensinamentos do Budismo Zen. Ao longo dos séculos, essa forma de manipular os elementos da natureza para a criação de verdadeiras obras de arte foi adotada pela aristocracia e pelos samurais, posteriormente ganhando popularidade junto a outras classes sociais, ao incorporar diferentes materiais e estilos.

Hoje, a ikebana continua a crescer e se desenvolver, fertilizada pela criatividade de centenas de escolas praticadas no Japão e ao redor do globo. Sua aplicação pode ser vista atualmente não apenas em cenários tradicionais como, por exemplo, elemento fundamental da cerimônia do chá, mas também em exposições, ambientes sofisticados e atividades culturais praticadas por estudiosos, turistas e admiradores da cultura do Japão.

 

Reconhecimento


País com afinidade cultural notável com o Japão, fomentada por mais de um século de imigração histórica, o Brasil se destaca como um dos países que abraçam essa arte. A partir de 2025, com a publicação da Lei n° 15.098, assinada em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Dia Nacional da Ikebana passa a ser celebrado anualmente no início da primavera, inspirando a realização de eventos temáticos no país e a divulgação da arte tradicional do Japão junto às futuras gerações.

Na avaliação de HAYASHI Teiji, Embaixador do Japão no Brasil, a conquista tem grande importância para a diplomacia japonesa. “A ikebana cativa o espectador, e a forma como os ikebanistas combinam a técnica japonesa com espécies nativas brasileiras expressa a harmonia entre as nossas culturas. Por isso, a Embaixada do Japão vê nessa forma de arte uma ponte fundamental para o fortalecimento da relação entre Japão e Brasil”, ressalta o representante diplomático.

 

Comemorações


A data inaugural será marcada por uma Sessão Solene no dia 23 de setembro, a partir das 11h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. Além do embaixador Hayashi, a homenagem contará com a presença dos Deputados Federais Luiz Nishimori e Pedro Aihara, assim como da presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Cristina Mary Kuabara Sototuka. Durante a sessão, a professora Zilah da Costa Raymundo, Diretora da Ikebana Sogetsu Brasília, realizará uma apresentação ao vivo, demonstrando o processo de criação de um arranjo floral com espécies nativas brasileiras. A cerimônia será transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara.

Brasília também recebe, entre os dias 24 e 26 de outubro, a 38ª Exposição Anual da Ikebana Sogetsu Brasília, na praça central do shopping Casapark. O evento, que mais uma vez ganha o apoio da Embaixada do Japão, convida antigos e novos admiradores a explorar as possibilidades da arte japonesa criada a partir da perspectiva brasileira. A mostra reúne dezenas de arranjos originais, criados por ikebanistas da capital, e tem visitação gratuita.

 

Ano do Intercâmbio da Amizade


A criação do Dia Nacional da Ikebana ocorre no Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão, que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A iniciativa foi anunciada em 2024 e tem promovido o intercâmbio interpessoal em diversas áreas, como cultura, turismo e esporte. Entre os acontecimentos notáveis deste ano histórico, estão a visita de Estado do Presidente Lula ao Japão, em março, e a visita de Sua Alteza Imperial, a Princesa Kako, ao Brasil, em junho.

O público pode acompanhar a programação dos eventos do Ano do Intercâmbio no site oficial e nas redes sociais da embaixada e dos consulados do Japão.


Fonte: Embaixada do Japão no Brasil

 
 
 

Comentários


Patrocínio

580b585b2edbce24c47b2c73.png

AUTOHAUS

©2025 por Wiliam e o Mundo

®

bottom of page