top of page

Cabo Verde celebra 50 anos de independência com festa em Brasília e destaca avanços e laços com o Brasil

  • Foto do escritor: Wiliam e o Mundo
    Wiliam e o Mundo
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D'Oliveira
Embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D'Oliveira

A Embaixada de Cabo Verde em Brasília realizou, nesta quinta-feira (9), uma grandiosa celebração para marcar os 50 anos da independência da nação insular africana. O evento, sediado no Villa Rizza, reuniu autoridades brasileiras e estrangeiras, membros do corpo diplomático, o Ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, e contou com a apresentação musical do artista caboverdiano Zezé Barbosa, que animou os convidados com canções tradicionais do país.


Em seu discurso, o Embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D'Oliveira, ressaltou as significativas conquistas do país ao longo de meio século de autonomia. "São 50 anos em que o povo caboverdiano passou do medo de morrer à fome por falta de chuvas, à ousadia de dominar tecnologias para produzir água que não cai das nuvens. São 50 anos em que esse mesmo povo passa da miséria absoluta a país de rendimento médio-baixo em 2004 e a país de rendimento médio-alto, na semana passada, a 1º de julho, de acordo com dados isentos do Banco Mundial", enfatizou o embaixador.


José Pedro Chantre D'Oliveira também fez questão de salientar a influência do Brasil no desenvolvimento do nacionalismo cabo-verdiano. Ele destacou que, se Cabo Verde serviu como plataforma estratégica para o povoamento do Brasil e a introdução de novas espécies, a nação africana, por sua vez, forjou sua identidade com fortes influências brasileiras. "A Semana de Arte Moderna de São Paulo de 1922 contagiou o mundo, incluindo Cabo Verde, onde poucos anos mais tarde viria a nascer o Movimento Claridoso, que é o embrião intelectual do nacionalismo caboverdiano. Posso garantir-vos que Cabo Verde e o seu povo nutrem um gigantesco reconhecimento ao Brasil", afirmou.


Ao final de sua fala, o embaixador agradeceu a presença dos convidados e, de forma especial, aos que contribuíram para o sucesso da celebração: os patrocinadores Emmanuel Jean-Baptiste e Aníbal Chantre D'Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e o Governo do Distrito Federal, representado pelo Secretário Paco Brito.



 
 
 

Comments


Patrocínio

580b585b2edbce24c47b2c73.png

AUTOHAUS

©2025 por Wiliam e o Mundo

®

bottom of page