top of page
  • Wiliam e o Mundo

CBMDF tem primeira mulher no Comando-Geral da corporação


Comandante-Geral do CBMDF, Coronel Mônica de Mesquita Miranda

Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, ocorreu a passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A Coronel Mônica de Mesquita Miranda é, oficialmente, a primeira mulher a assumir o cargo mais alto da corporação no Brasil.

A Coronel Mônica entra no lugar do Coronel Alan Alexandre Araújo no comando do CBMDF / Foto: Ana Machado

Ao longo de sua carreira obteve várias capacitações destacando–se o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em Administração Corporativa, Curso de Altos Estudos para Oficiais e Curso de Segurança Pública e LGBT.


Entre as principais funções ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF, Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF dentre outras. Também foi condecorada com a Medalha Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico.


"Hoje é a primeira vez que a cerimônia de passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi feita para uma mulher, no nosso simbólico dia internacional. Sinto uma imensa honra por estar vivenciando esse acontecimento", declarou a Comandante-Geral, Coronel Mônica de Mesquita Miranda.


Estiveram presentes na ocasião representantes da sociedade civil, do Governo do Distrito Federal, das Forças Armadas, Embaixadores e representantes diplomáticos e personalidades políticas.


*informações do CBMDF





bottom of page