top of page
  • Wiliam e o Mundo

Ciclo de palestras e curso com o Arquiteto e Professor de Restauro italiano Andrea Pane

A Embaixada da Itália em Brasília e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília promovem o evento aberto ao público que, de 10 a 13 de julho, vai debater a articulação entre conservação do patrimônio e planejamento urbano, a partir do legado do arquiteto e engenheiro italiano do século XX, Gustavo Giovannoni.


Brasília, cidade patrimônio da humanidade e, ao mesmo tempo, símbolo do modernismo, é a sede ideal para pensar o desafio das cidades contemporâneas, entre a conservação do patrimônio arquitetônico e histórico e a fruição de espaços vivos. Por ocasião do encerramento do semestre letivo, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, convida o especialista Andrea Pane, arquiteto e professor de Restauro do Departamento de Arquitetura da Universidade de Nápoles Federico II, referência mundial em restauro urbano e nos estudos sobre a obra do importante arquiteto e engenheiro italiano Gustavo Giovannoni. “Cidade Contemporânea e Conservação Urbana” é o título do ciclo de palestras que o professor Pane, junto com especialistas, pesquisadores e profissionais brasileiros, ministrará nos espaços da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unb, a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de julho.


Os eventos são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição.


A programação prevê a Aula Magna de abertura "A conservação urbana na Itália no século XX: do tecido urbano histórico ao patrimônio moderno", o minicurso “Gustavo Giovannoni: entre a conservação e o planejamento urbano”; e o seminário de avaliação da disciplina Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Técnicas Retrospectivas, que apresenta propostas dos estudantes para o Campus Universitário Darcy Ribeiro.


O evento é promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU-UnB, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com o apoio institucional e financeiro da Embaixada da Itália, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no âmbito do projeto de cooperação técnica internacional com a Unesco Brasil.


Para ver a programação completa, o curículo dos palestrantes e para mais informações: https://www.cidadespossiveis.org/eventos-2023-cidade-conservacao


Cidade Contemporânea e Conservação Urbana

Data: 10-13 de julho de 2023

Local: Auditório da FAU-UnB

Comments


bottom of page