top of page
  • Wiliam e o Mundo

Daniel Casares e Hamilton de Holanda fazem apresentação no Rio de Janeiro e em Fortaleza

Violonista espanhol destaque na cena contemporânea do flamenco e premiado bandolinista brasileiro se apresentam nas duas capitais

Via Embaixada da Espanha no Brasil


Um dos principais nomes da cena flamenca espanhola, Daniel Casares, fará dois shows ao lado do premiado bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda. Os encontros acontecerão no Rio de Janeiro, dia 26 de novembro (sexta-feira), às 20h, no Teatro Claro Rio, em Copacabana, e em Fortaleza, no dia 28 de novembro (domingo), às 17h, no foyer do Theatro José de Alencar.


Realizado pela Embaixada da Espanha no Brasil e Consulado da Espanha no Rio de Janeiro, com apoio das Prefeituras e Secretarias de Culturas das cidades, o show apresenta canções autorais interpretadas pelos próprios músicos e um diálogo entre cordas com Daniel e Hamilton interpretando standarts de jazz, além de tradicionais músicas espanholas e brasileiras.


O reencontro dos músicos acontece seis anos depois da participação especial de Daniel Casares no Baile do Almeidinha, tradicional gafieira contemporânea carioca criada por Hamilton de Holanda e pelo produtor Marcos Portinari. De lá para cá, os músicos mantiveram contato e em 2021 realizam este encontro em um momento de renascimento da cena cultural no país.

Daniel Casares

O violonista espanhol Daniel Casares é hoje músico de destaque na cena contemporânea do flamenco espanhol. Versátil, virtuoso, e com uma vasta experiência internacional com incursões na música clássica e colaborações com artistas internacionais, como Cecilia Bartoli, Loreena McKennitt, Dulce Pontes, Alejandro Sanz, Chucho Valdés e Toquinho, Daniel mergulhou nos últimos anos na obra dos maiores violonistas brasileiros, como Garoto, Baden Powell, Raphael Rabello, Guinga e Yamandú Costa para beber do lirismo e da harmonia brasileira. Em 2005 recebeu o Prêmio Revelação Musical da Associação de Cronistas de Espetáculos de Nova York e o Prêmio Nacional de Crítica Flamenca Miguel Acal.

Hamilton de Holanda

Bandolinista brasileiro premiado na cena nacional e internacional, Hamilton de Holanda possui um estilo único, que passeia por diversos gêneros, tendo o instrumento como aglutinador de ideias. Tem no choro e na música popular brasileira sua primeira referência, com posterior apropriação das mais diferentes tradições culturais incluindo samba, frevo e bossa nova. Hoje, 19 anos depois de adicionar duas cordas extras - 10 no total -, reinventa o bandolim o que, aliado à velocidade de solos e improvisos, inspira uma nova geração a se aproximar do instrumento e a conceber formações com uma nova instrumentação. Recebeu em 2001 o prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, nas duas categorias (erudito e popular), do Icatu Hartford de Artes 2001, foi diversas vezes indicado ao Latin Grammy, e conquistou o troféu em duas edições (2016, “Melhor Disco Instrumental” com 'Samba de Chico', e 2015, em “Melhor Canção Brasileira”, com 'Bossa Negra', parceria com Diogo Nogueira e Marcos Portinari).


Daniel Casares convida Hamilton de Holanda. Diálogo entre cordas.

Rio de Janeiro

Local: Teatro Claro Rio – Rua Siqueira Campos, 143 – 2º piso – Copacabana.

Dia: 26 de novembro – sexta-feira

Horário: 20h

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Fortaleza

Local: Foyer do Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 / Centro

Dia: 28 de novembro – domingo

Horário: 17h

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

bottom of page