Há 141 anos atrás saía de Beirute o primeiro navio com libaneses em direção ao Brasil, este foi considerado o início oficial da imigração libanesa em nosso país. As causas principais desta imigração foram questões econômicas, políticas e religiosas.
Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e Goiás foram os que contabilizaram o maior número de imigrantes libaneses no país. Por conta do domínio do império turco otomano a entrada de sírios e libaneses.
Por causa do domínio do império turco otomano a entrada de sírios e libaneses se dava, até 1892, com passaportes Turcos. Entre os anos de 1893 e 1926 os classificavam como Sírios, sendo a entrada com passaporte libanês só a partir do ano de 1926. Por conta dessa entrada inicial com passaporte Turco, até hoje é comum se referir aos árabes e seus descendentes como “turcos”.
Dados de 2010 contabilizaram que a comunidade libanesa no Brasil era maior do que a própria população do Líbano. Aproximadamente 10 milhões de libaneses e seus descendentes contra 3,5 milhões no Líbano.
Via: infoescola.com
Comments