top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixada da Alemanha celebra Dia da Unidade, queda do muro completa 32 anos

Atualizado: 2 de out. de 2023



Em 03 de outubro de 1990 a Alemanha formalizava a sua Reunificação onde anteriormente tínhamos a República Democrática Alemã (RDA) e a República Federal da Alemanha. A Embaixada alemã realizou no último dia 14, a celebração dessa data tão importante em grande evento. Foi a primeira data nacional realizada desde 2019, lembrou a Embaixatriz alemã, Anahita Thoms.


Em discurso, o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, citou que o evento ocorrido há cerca de 32 anos atrás mudou completamente a Europa e a vida de muita gente. "Costumamos falar da queda do muro, mas na verdade ele não caiu, foi derrubado do leste para o oeste. Ele foi derrubado pela coragem das pessoas da Alemanha Oriental", disse o Embaixador.

De acordo com Heiko, a reunificação do país só foi possível, pois tiveram cidadãos corajosos que saíram as ruas em busca de seus direitos e de sua liberdade. Além disso, o apoio dos parceiros e aliados foi imprescindível. "Não teria sido possível sem a coragem dos nossos vizinhos da Europa central e oriental. Com seu empenho por liberdade e democracia, ajudaram a romper a divisão da Europa", afirmou Thoms.


Relação Brasil-Alemanha:


O Brasil é um parceiro estratégico da Alemanha e o país europeu pretende estreitar ainda mais os laços de cooperação num futuro. São Paulo tem a segunda maior Câmera de Comércio e Indústria do mundo. Ademais, o Brasil é o país fora da Europa com o maior número de falantes da língua alemã, cerca de 1 milhão de pessoas. "Em 2024 vamos celebrar os 200 anos da chegada dos alemães no Brasil", declarou o Embaixador.


A celebração do Dia da Unidade Alemã contou com a parceria de Audi Diplomatic Sales, Bayer, BMW, Mercedes-Benz, entre outros para deixar a festa ainda mais especial. Os convidados e autoridades nacionais e estrangeiras foram agraciados com boa música e pratos marcantes da culinária alemã.


Acompanhe como foi a celebração:


bottom of page