top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixada da Polônia e CCBB inauguram a exposição "Mãe, eu não quero guerra!"



A Embaixada da Polônia, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), apresentaram na tarde de ontem, o projeto arquivístico polono-ucraniano 'Mãe, eu não quero guerra!'. Trata-se de um compilado de desenhos históricos de crianças polonesas que registraram suas experiências durante a Segunda Guerra Mundial e os desenhos contemporâneos de crianças ucranianas que presenciam a mesma catástrofe atualmente na Ucrânia.


"Queremos mostrar que a guerra sempre parece a mesma através do olhar de uma criança. A semelhança entre as obras históricas e contemporâneas é impressionante. As crianças desenham tanques, aviões lançando bombas, incêndios e explosões[...] Desenham a si mesmas e sua família, desenham evacuação e fuga, mas também desenham sua esperança e seus sonhos para o futuro", citam a Dra. Dorota Sadowska da Universidade de Varsóvia e a Profa. Olga Kulinich da Universidade Nacional de T. Shevchenko em Kyiv.

Em discurso, o Embaixador polonês Jakub Skiba lamentou a guerra na Ucrânia que esta semana completou um ano de conflito. "Por culpa no nacionalismo e imperialismo, os pesadelos das guerras mundiais do século 20 renasceram no século 21[...] Não temos o direito de considerar normal o que a Rússia está fazendo na Ucrânia. Devemos nos opor à barbárie, agressão e os crimes de guerra, com todas as nossas forças. Nossa civilização e humanidade dependem disso", destacou Jakub.


O Embaixador finalizou o discurso agradecendo a presença de todos e aproveitou a ocasião para informar que sua missão diplomática se encerrou no Brasil e que em breve voltará ao seu país, a Polônia.









Comments


bottom of page