top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixada da Áustria celebra Data Nacional


Embaixador da Áustria, Stefan Scholz e o Apresentador Wiliam Gsaint

A Embaixada da Áustria celebrou ontem, 26, a independência do país. No mesmo dia, em 1955 o Parlamento Austríaco aprovava a lei constitucional sobre a neutralidade do território.


À época, os aliados (União Soviética, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França) dividiam o território austríaco pós Segunda Guerra Mundial. A data celebra o período em que após longas negociações, o país assinava o Tratado Estatal Austríaco, tornando-se oficialmente um país independente.

De acordo com Helga Santos, Terceira-Secretária da Embaixada da Áustria, quem iniciou o processo de independência do país na ONU foi o Brasil. "Este ano, os duzentos anos de independência do Brasil tiveram muito a ver com a Áustria. Essa data de hoje é muito especial para todos nós", destacou Helga.


Em discurso o Embaixador, SE sr. Stefan Scholz, agradeceu a presença dos convidados e disse que nos últimos doze meses o trabalho diplomático foi marcado pela pandemia do COVID-19, mas ao mesmo tempo, nesse período, o trabalho diplomático da Áustria permitiu estreitar ainda mais os laços com o Brasil. A Áustria realizou quatro Acordos bilaterais com o Brasil este ano, entre eles o Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica.



A Áustria é um país localizado na Europa Central com cerca de 8,9 milhões de habitantes. O país gerou uma grande contribuição para a cultura mundial por ter sido uma grande potência europeia no passado. Personalidades como Mozart, Franz Schubert, Christian Doppler e Sigmund Freud nasceram na Áustria.





bottom of page