top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixada de Bangladesh em Brasília inaugura Biblioteca Memorial Bangabandhu


Foto: Embaixada de Bangladesh/ Divulgação

A Embaixada de Bangladesh em Brasília, celebrou o Dia da Vitória Gloriosa de 2020 com zelo patriótico e entusiasmo. A celebração contou com a presença de jornalistas e membros da academia de renome Universidades e escolas em Brasília. Representantes do Itamaraty e do gabinete do governador do Distrito Federal, integrantes do núcleo diplomático e da diáspora de Bangladesh também participaram do evento.

Reconhecendo a contribuição singular de Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman, o Pai da Nação, como o arquiteto de Golden Bengal e o verdadeiro herói da Guerra de Libertação de 1971, o Embaixador Sr. Zulfiqur Rahman, inaugurou formalmente a Biblioteca Memorial Bangabandhu e revelou o Canto Bangabandhu na Chancelaria, como parte do elaborado plano de trabalho da Embaixada relacionado ao programa de um ano do Centenário do Nascimento de Bangabandhu (2020-2021). Esse esforço de diplomacia pública, sem dúvida, ampliaria o conhecimento sobre Bangabandhu e Bangladesh no Brasil e teria um papel significativo no fortalecimento e aprofundamento dos laços bilaterais entre os dois países.


Por meio dos esforços contínuos da Embaixada, a Universidade de Brasília (UnB), uma das instituições acadêmicas de prestígio da América Latina, concordou, em princípio, em estabelecer a Cátedra Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman na UnB. Eles também vão traduzir “Unfinished Memoire” - obra-prima do próprio Bangabandhu, para o português brasileiro e publicá-la na imprensa da UnB. Ambos os esforços de diplomacia pública, juntamente com a inauguração da Biblioteca Bangabandhu, foram altamente apreciados pelos jornalistas e pela academia como uma ferramenta fascinante e incrivelmente útil para o corpo docente e de alunos da UnB e pesquisadores independentes em compreensão geopolítica e socioeconômica abrangente desta região no contexto global.


Via Embaixada de Bangladesh no Brasil


bottom of page