top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixada de Belarus inaugura exposição Permanente de artesanato

Atualizado: 19 de mai. de 2020

A Exposição conta com diversas peças tradicionais do país reunindo arte e cultura para os visitantes

A Embaixatriz Tatyana Tserkovskaya (Belarus) na abertura da Exposição Permanente

Por Ana Machado

A Embaixada de Belarus inaugurou nesta terça-feira (26) a Exposição Permanente de Artesanato Belarusso. Na ocasião, os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre a história, a cultura e as tradições do país através do seu artesanato, dos trajes típicos e das famosas bonecas totens - bonecas protetoras.


A produtora Ana Machado, com jornalistas confraternizando com a Embaixatriz Tatyana

Na antiga Belarus, acreditava-se que as bonecas totens eram símbolo de auxílio e proteção, além de serem uma ligação entre gerações. Elas ajudavam a lidar com doenças, a conseguir um bom casamento, ter filhos saudáveis e proteger a família. Feita por mulheres, essas bonecas eram confeccionadas sem nenhum tipo de agulha, alfinete ou nó. Elas também não possuíam rosto para não serem associadas com pessoas reais.

A Exposição Permanente na Embaixada de Belarus está aberta a visitação, porém é necessário agendar um horário através do telefone: (61) 3543-0481


Saiba mais sobre Belarus:

Belarus é um país localizado no Leste Europeu e faz fronteira com a Rússia, Polônia, Ucrânia, Lituânia e Letônia. Possui 6 regiões e 7 unidades administrativas contando a capital, Minsk. As principais cidades-capitais são Brest, Grodno, Vitebsk, Gomel e Moguiliov.

A capital Minsk foi fundada em 1067 e hoje tem 951 anos. Durante várias guerras a cidade ficou destruída. Sua reconstrução aconteceu logo após a Segunda Guerra Mundial. Os urbanistas soviéticos da época se inspiraram nas ideias do filósofo renascentista Tommaso Campanella, autor do livro “Cidade do Sol”.

Fonte: Embaixada da República de Belarus

Tratava-se de uma cidade ideal que proporcionasse felicidade para seus habitantes. A capital belarussa é famosa por ser um dos melhores exemplos do construtivismo, a chamada “arte útil” e a serviço do povo.

Belarus também é conhecido como os pulmões da Europa. Aproximadamente 40% do seu território é coberto por florestas. O parque nacional Bielovejskaya Pustcha - patrimônio mundial da UNESCO - é uma das poucas florestas virgens da Europa. A área total é de 150 mil hectares e a diversidade da fauna é de 12 mil espécies. Bielovejskaya Pustcha é o habitat do maior mamífero da Europa e símbolo de Belarus, o bisão europeu. É uma espécie considerada vulnerável, que se encontra apenas em Belarus, Polônia e uma parte da Rússia (Fonte: Embaixada da República de Belarus).


Confira mais fotos do evento:


bottom of page