top of page
  • Foto do escritorWiliam e o Mundo

Embaixada do Vietnã celebra o aniversário de 133 anos do líder Ho Chi Minh


Embaixadora do Vietnã no Brasil, Pham Thi Kim Hoa

A Embaixada do Vietnã celebrou no último dia 19, o aniversário de 133 anos do Presidente Ho Chi Minh, líder revolucionário que levou o país à independência nacional em 1945.

Pedro de Oliveira, jornalista e autor

Pedro de Oliveira, jornalista e autor do livro "Ho Chi Minh - vida e obra do líder da libertação nacional do Vietnã", livro idealizado em parceria com a Embaixada vietnamita, falou sobre o importante papel de Ho Chi Minh na libertação do país, hoje conhecido como República Socialista do Vietnã. "Ho Chi Minh era um homem simples, quando tinha 21 anos resolveu embarcar num navio francês e viajar pelo mundo para conhecer outras experiências, outras lutas. Se você fica num lugar só sem ter dimensão do que acontece pelo mundo, fica difícil de você enfrentar seus problemas", destacou.


O jornalista Valter Xéu do portal "Vietnã Hoje" expressou sua profunda admiração pelo Vietnã, sobretudo pelo seu crescimento econômico nas últimas décadas e compartilhou sua experiência pessoal na criação do site que abrange notícias diárias sobre o país.


O evento que contou com a presença do secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, imprensa e amigos do Vietnã, teve um delicioso banquete realizado pelo Antonio Buffet, com iguarias típicas do Vietnã e Brasil.


Quem foi Ho Chi Minh

Ho Chi Minh foi um líder comunista e principal articulador pela libertação do Vietnã contra o domínio francês. Durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou a expulsar uma invasão japonesa e colocar o movimento de independência em prática. Com o fim da guerra anunciou a independência do Vietnã, contudo os franceses não a reconheceram. Oito anos de guerra se passaram até que a França reconhecesse a independência da região norte.


Atualmente o Vietnã é um país unificado, principalmente aos esforços de Ho Chi Minh, que infelizmente não chegou a ver os resultados de sua luta, falecendo em 1969 vítima de um ataque cardíaco.







40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page