• Wiliam e o Mundo

Embaixada oferece programação especial no Festival do Japão

Tradicional evento de cultura e gastronomia japonesa chega a sua 10ª edição, neste ano de volta à forma presencial. Embaixador do Japão participa do Festival no sábado


Brasília volta a receber, entre os dias 24 e 26 de junho, o maior evento de cultura e gastronomia japonesa do Centro-Oeste. O 10º Festival do Japão chega neste final de semana ao ExpoBrasília do Parque da Cidade com atrações artísticas, experiências culturais e, claro, pratos típicos da culinária do Japão. O evento, suspenso nos últimos dois anos devido às restrições impostas pela pandemia, conta novamente em 2022 com a correalização da Embaixada do Japão, que estará presente no Festival com um estande e uma programação especial.


No espaço da embaixada, o público poderá conferir uma exposição sobre washoku, a tradicional culinária japonesa, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. A curadoria oferecida pela Fundação Japão inclui uma coleção de painéis fotográficos de pratos da cozinha nipônica, além de uma seleção de modelos realistas de resina semelhantes aos utilizados nos verdadeiros restaurantes japoneses.

O público do Festival também poderá participar de uma série de demonstrações de culinária japonesa, apresentadas pelo Chef Kazumine Nohara, da residência oficial do embaixador. O chef japonês vai demonstrar os segredos de um tempurá crocante, além do método de preparação de um sobá (macarrão de trigo sarraceno) com caldo frio. As oficinas serão realizadas na sexta-feira (24), a partir de 19h, e no final de semana (25 e 26), entre 12h e 18h30.


Os participantes terão, ainda, a chance de provar os pratos preparados pelo chef japonês e de conhecer mais sobre os produtos autênticos do país, como o saquê. A programação inclui degustações de rótulos importados da tradicional bebida japonesa de arroz, completas com explicações sobre como apreciar o verdadeiro saquê do Japão. A participação é gratuita, com vagas limitadas e disponibilizadas por ordem de chegada.



Estudos

Pela primeira vez em 2022, o estande da Embaixada do Japão vai contar também com a participação da Study in Japan Brasil, representação no Brasil da Organização de Serviços Estudantis do Japão (JASSO). Será uma oportunidade única para obter informações sobre universidades japonesas, bolsas de estudo e outras oportunidades de educação no Japão.

Programação

O Embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji, marca presença na abertura do Festival do Japão, no sábado (25/6), ao meio-dia. No palco principal do evento, o embaixador fará uma saudação ao público, além da já tradicional cerimônia de quebra do barril de saquê (kagami biraki), seguida de um brinde com os convidados presentes.


Às 14h, o embaixador Hayashi apresenta uma demonstração de sumi-ê (pintura japonesa), e às 15h ele comanda uma das sessões de degustação de saquê no espaço de gastronomia da embaixada. A participação nos eventos é aberta ao público do Festival, com lotação sujeita ao espaço.

Festival

O Festival do Japão de Brasília é organizado pela FEANBRA - Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste, com correalização da Embaixada do Japão no Brasil. O evento conta com uma programação cultural para todos os públicos, com apresentações de dança, artes marciais, taikô (tambores japoneses), desfile cosplay e música, além de exposições e workshops das artes tradicionais do Japão.


A experiência cultural é completa com praça de alimentação, onde os apreciadores da culinária japonesa encontram pratos populares como yakissoba, sushi, tempurá e lámen, além de outras comidas tradicionais de festivais japoneses que prometem conquistar o paladar brasiliense, como taiyaki (massa recheada com recheio doce de feijão azuki) e okonomiyaki (panqueca salgada com recheios).

10º Festival do Japão de Brasília

Quando: 24, 25 e 26 de junho de 2022, das 10h às 22h

Onde: ExpoBrasília – pavilhão de exposições do Parque da Cidade

Quanto: ingressos antecipados a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), no Sympla

Ingresso social: doadores de 1 Kg de alimento não-perecível pagam meia-entrada.

Classificação: livre para todos os públicos

*Informações Embaixada do Japão*

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo