• Wiliam e o Mundo

Embaixador da República Federativa do Brasil apresenta Cartas Credenciais em Timor-Leste


Foto: Presidência da República

Por Gregorio de Sousa (Correspondente Voluntário em Timor-Leste)


O Embaixador da República Federativa do Brasil apresentou, hoje, formalmente as Cartas Credenciais ao Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Dr. Francisco Guterres Lú Olo, em cerimônia realizada no Palácio Presidencial Nicolau Lobato.


O Embaixador Maurício Medeiros de Assis, natural de Natal, Estado do Rio Grande Norte, desempenhou várias funções diplomáticas em Sidney, Hanói, Shanghai e Madrid. O Embaixador chefiava o Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação no Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, antes de ser nomeado para chefiar a missão diplomática, em Díli.

Foto: Presidência da República

Após a entrega das Cartas Credenciais o Embaixador Maurício, em que também esteve presente a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra Adaljiza Magno, foi recebido em audiência pelo Chefe de Estado timorense, onde foram abordadas diversas áreas de cooperação entre os dois Países da Língua Portuguesa.


A cooperação técnica é a vertente principal, e desde a Restauração da Independência, em 2002, cerca de 100 projetos foram implementados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), nas áreas de educação, agricultura, formação profissional e administração pública.


O Governo do Brasil também presta assistência bilateral ao Tribunal de Recurso, concessão de bolsas de estudo a estudantes timorenses, apoio técnico ao Parlamento Nacional, Defensoria Pública, Ministério da Defesa e Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).


Novas áreas de cooperação estão a ser estudadas, principalmente nas áreas da agricultura, apoio a Comissão Anti-Corrupção, programa de mestrado em educação na UNTL e ensino da língua portuguesa na função pública.


Foto: Presidência da República

O Embaixador Maurício sucede o Embaixador Aldemo Garcia, nomeado Cônsul-Geral do Brasil na cidade de Hamamatsu, província de Sizhuoka, Japão, com cerca de 80 mil habitantes, sendo 35 mil brasileiros, e será sede da delegação brasileira nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, em junho deste ano.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo