top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixador do Japão e Ministro Queiroga avaliam cooperação internacional na área da saúde


Via Embaixada do Japão no Brasil

Em encontro realizado em 12 de novembro, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, trocaram opiniões a respeito dos esforços dos dois países no combate à Covid-19 e discutiram iniciativas de cooperação internacional na área de saúde.


No início do encontro, o Embaixador Yamada homenageou os atores evolvidos nos serviços de saúde, incluindo o Ministro Queiroga, que tem se dedicado ao combate da Covid-19. Em retorno, o Ministro Queiroga expressou os seus agradecimentos pela cooperação japonesa na área de saúde.


O Governo do Japão tem oferecido um amplo apoio ao Brasil para o enfrentamento à doença no país. As iniciativas japonesas incluem doações de equipamentos de proteção para os governos locais brasileiros, a realização de reuniões de especialistas e a apresentação de iniciativas japonesas ao Comitê Especial da Câmara dos Deputados. O Japão participa, ainda, da cooperação técnica para o fortalecimento de novos mecanismos de enfrentamento à Covid-19 junto à Fiocruz e ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), da UFPE.

Num dos projetos em curso, sob a modalidade de Financiamento Não-Reembolsável, está prevista a doação estimada em US$ 4,67 milhões, para o fornecimento de 13 tomógrafos a várias instituições de saúde no país até março de 2022. O Ministro Queiroga apresentou os seus agradecimentos por este projeto, que possibilita a modernização de diagnósticos em alguns hospitais de referência no Brasil.

Colaboração

O Ministro José Solla Vázquez Junior, Chefe de Coordenação-Geral de Cooperação Humanitária da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e Claudia Valenzuela, Representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), expressaram o interesse dos órgãos em continuar a colaborar com o Governo Japonês.

O Embaixador Yamada realçou que o Japão continuará a cooperar intensamente com o Brasil no fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

bottom of page