top of page
  • Wiliam e o Mundo

Embaixador do Sri Lanka apresenta credenciais ao Presidente do Chile


O Embaixador Sumith Dassanayake, que é simultaneamente credenciado como Embaixador do Sri Lanka na República do Chile, com residência no Brasil, apresentou suas Cartas Credenciais ao Presidente da República do Chile, Gabriel Boric, no Palácio La Moneda, em Santiago, em 28 de março de 2024. A Cerimônia de Credencial em Santiago incluiu uma Guarda de Honra para o novo Embaixador, a apresentação das Cartas de Credencial, seguida de uma discussão com o Presidente do Chile, que estava acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores.


O Embaixador Dassanayake, durante sua interação com o Presidente Gabriel Boric, transmitiu as últimas saudações do Governo do Sri Lanka, que foram calorosamente retribuídas. O Presidente Boric reconheceu a mensagem de condolências endereçada a ele pelo Presidente Ranil Wickremesinghe pela perda de vidas, ferimentos e destruição causados pelos incêndios florestais que ocorreram na região de Valparaíso, no Chile, em fevereiro de 2024.


Relembrando os laços históricos entre o Sri Lanka e o Chile, que remotam ao séculos XIX e XX, e também o mandato do renomado poeta chileno Pablo Neruda como cônsul geral do Chile em Colombo de 1929 a 1930, o embaixador Dassanayake solicitou ao presidente chileno que revisse a política sobre a situação dos direitos humanos do Sri Lanka e pediu o apoio do Chile ao Sri Lanka nas futuras sessões do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra. O presidente chileno garantiu ao embaixador que consideraria favoravelmente à solicitação do Sri Lanka.


Em um contexto em que o governo do Chile está no processo de estabelecer uma Comissão sobre Desaparecimentos, o embaixador Dassanayake explicou ao presidente chileno o progresso e a estrutura do Escritório de Pessoas Desaparecidas do Sri Lanka. O embaixador se comprometeu a fornecer mais detalhes, pois o presidente expressou seu grande interesse nesse sentido. O embaixador Dassanayake também se reuniu com os altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Chile. Durante sua reunião com o Chefe da Divisão Ásia-Pacífico do Ministério de Relações Exteriores, o Embaixador Pablo Arriaran, o enviado do Sri Lanka destacou a importância de concluir os acordos bilaterais pendentes entre os dois países o mais rápido possível. O lado chileno concordou em finalizar os instrumentos legais o mais rápido possível.


Durante a reunião com o Diretor da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Tomas Pascual, o enviado do Sri Lanka o informou sobre as medidas que foram tomadas pelo governo do Sri Lanka para atender às preocupações das comunidades minoritárias, especialmente as medidas iniciadas para melhorar a situação dos direitos humanos no país. O embaixador Dassanayake o exortou a mudar a postura do governo anterior em relação à situação dos direitos humanos do Sri Lanka nos fóruns multilaterais e solicitou o apoio e a cooperação do Chile para o Sri Lanka nas futuras sessões do UNHRC em Genebra.


*informações da Embaixada do Sri Lanka

bottom of page