top of page
  • Wiliam e o Mundo

Entrevista com o Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Kairat Sarzhanov por ocasião da Data Nacional


Foto: Revista Embassy (divulgação)

16 de dezembro, a República do Cazaquistão comemora o 29º aniversário da Independência. O Cazaquistão está localizado no coração do continente euro-asiático na junção de duas civilizações da Europa e da Ásia e é o maior país da Ásia Central, ocupando o 9º lugar no mundo em termos de território, com uma população de 18,8 milhões de pessoas. O território do país é de 2.724.900 m². km com um comprimento total de fronteiras - 12187 km. O país é famoso por suas ricas reservas e uma variedade de recursos naturais.


1. Senhor Embaixador, quais são as principais conquistas do Cazaquistão que podem ser observadas durante os anos de independência?

- Após o colapso do estado soviético e a conquista da independência sob a liderança do Primeiro Presidente do Cazaquistão - Elbasy Nursultan Nazarbayev, o Cazaquistão conseguiu lidar com todas as consequências do período de incerteza e obter grande sucesso em várias áreas, como política, economia, esfera social, cultura e esportes. Hoje nosso país é reconhecido em todo o mundo. Uma das principais conquistas do Cazaquistão é a unidade do povo cazaque - representantes de 130 nacionalidades (cazaques, russos, uzbeques, ucranianos, uigures, tártaros, alemães, etc.) vivendo no país em paz e harmonia. Aliás, é esse fato que faz com que o Cazaquistão se destaque no cenário de outros países que sofrem com conflitos interétnicos. A criação de tal atmosfera amigável foi facilitada pela sábia decisão do Primeiro Presidente-Elbasy Nursultan Nazarbayev de estabelecer em março de 1995 a Assembleia do Povo do Cazaquistão, que não apenas une todos os grupos étnicos no âmbito de eventos comuns, mas também desempenha um papel importante na vida política do país. Em particular, a Assembleia tem o estatuto de órgão constitucional com estatuto sociopolítico e está representada no principal órgão legislativo do país, onde os seus representantes cobrem com atenção diversos problemas do Estado e apresentam projetos de lei que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

Primeiro Presidente Nursultan Nazarbayev

O Cazaquistão está entre os países mais seguros na classificação de segurança nuclear. Após conquistar a independência, o Cazaquistão imediatamente se declarou um estado voltado para o desenvolvimento pacífico, fechando o local de testes nucleares de Semipalatinsk em agosto de 1991 e entregando voluntariamente o quarto arsenal nuclear mais poderoso no mundo, cuja herdado da União Soviética. Consistia em mais de 110 mísseis balísticos com 1.200 ogivas nucleares capazes de atingir qualquer ponto da Terra. A decisão pacífica trouxe Nursultan Nazarbayev e nosso país reconhecimento mundial.


Por três décadas, o Cazaquistão tem seguido uma política externa construtiva, equilibrada e multifacetada que visa alcançar garantias internacionais de soberania e independência de nosso estado. Mais de 180 países reconheceram e estabeleceram oficialmente relações diplomáticas com o Cazaquistão. Nossa República tornou-se membro de organizações internacionais autorizadas, constantemente interage com a ONU e suas várias agências especializadas (OMS, FMI, UNICEF, UNESCO, etc.), fortalece a cooperação com instituições financeiras influentes, como a OMC, IAEA, CIS, CICA, SCO, Banco Mundial, ADB, BERD e outros. O Cazaquistão sediou as reuniões de cúpula da OSCE e OIC, realizou com sucesso uma exposição especializada EXPO-2017 e uma série de outros grandes eventos internacionais. O país acolhe regularmente o Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, destinado a assegurar o diálogo a fim de preservar a paz espiritual entre os povos, não só do nosso país, mas de todo o planeta. Além disso, o Cazaquistão forneceu uma plataforma para negociações para encerrar as hostilidades entre as partes beligerantes na Síria. A contribuição de Nur-Sultan para a resolução do conflito por meio do diálogo foi reconhecida pela ONU e por vários líderes mundiais.


O Cazaquistão é a maior economia da Ásia Central, mantendo uma posição de liderança em termos de comércio exterior e atraindo investimentos. Durante os anos da independência, nosso país aumentou sua economia 21 vezes e atraiu mais de US $ 330 bilhões em investimentos estrangeiros de mais de 120 países. Hoje, o Cazaquistão está em 25º lugar na classificação Doing Busines do Banco Mundial e em 55º no Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial.


2. É conhecido fato que o Cazaquistão mudou a capital, conte-nos por favor sobre a nova capital - a cidade de Nur-Sultan?

- A nova capital do Cazaquistão é outra importante conquista do nosso país, foi construída do zero e hoje é uma das cidades mais modernas da Eurásia. A propósito, isso é evidenciado pelo prêmio UNESCO Cidade da Paz recebido na capital da Bolívia em julho de 1999 - este título honorário é concedido apenas às cidades que apresentaram resultados em todas as principais áreas de desenvolvimento em um período de tempo relativamente curto.

A decisão histórica de transferir a capital da cidade de Almaty para o centro do país - a cidade de Astana - foi tomada em setembro de 1995 pelo Primeiro Presidente do Cazaquistão - Elbasy Nursultan Nazarbayev, levando em consideração muitos fatores, incluindo um grande território, uma localização central, proximidade aos principais centros econômicos e artérias do país, potencial demográfico, infraestrutura de transporte desenvolvida e ambiente natural. A apresentação internacional do capital ocorreu em junho de 1998. Arquitetos do Cazaquistão e especialistas estrangeiros famosos, como Kise Kurokawa e Norman Foster, participaram da construção.


Nos últimos anos, no lugar de um centro regional comum, surgiu uma cidade moderna, cuja população hoje é de 1 milhão e 200 mil habitantes, com funções metropolitanas, de acordo com todas as exigências mundiais no campo do planejamento urbano. A capital dá o tom e o ritmo de vida de toda a república. A transferência da capital tornou-se um acontecimento que marcou época e determinou todo o desenvolvimento do país durante o período da independência.

Renomeada em março de 2019 em homenagem ao primeiro presidente - Elbasy, a cidade de Nur-Sultan pode ser considerada sua criação. Foi o primeiro presidente do Cazaquistão quem inspirou todo o povo a construir uma capital de beleza e inovação únicas e participou pessoalmente da criação de seu conjunto arquitetônico. Nesse aspecto, a história da capital cazaque é muito semelhante à história da transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para a cidade de Brasília, implementada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Em julho de 2018, a Embaixada, junto com a administração do Distrito Federal de Brasília, realizou uma mesa redonda sobre o tema: “Astana e Brasília: Smart city - Smart Nation” como parte da comemoração dos 20 anos da capital do Cazaquistão. Levando em consideração o interesse das partes, as lideranças de ambas as cidades assinaram um Protocolo de Intenções de Amizade e Cooperação em outubro de 2018, e hoje está sendo trabalhada a questão do estabelecimento de relações cidades-irmãs entre as capitais de nossos países, o que revelará nichos promissores de cooperação e aproximarão nossos povos.


3. Que reformas políticas e econômicas o Cazaquistão implementou?

- Desde o início, o Cazaquistão escolheu a democracia como modelo de desenvolvimento político, tendo realizado um "trânsito triplo" nas esferas econômica, social e sócio-política. A introdução em novembro de 1993 do tenge da moeda nacional tornou-se significativa. Com base na nova Constituição de 1995, foi criado um sistema político com a divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário, foram estabelecidas as bases do Estado de direito, foram formadas as bases de uma economia de mercado. O Primeiro Presidente do Cazaquistão –Elbasy Nursultan Nazarbayev, tendo apresentado à sociedade em 1997 a Estratégia de Desenvolvimento até 2030 com um plano de ação detalhado em todas as esferas da vida, orientou o país a olhar para frente. Sob sua liderança, a economia entrou na trajetória de crescimento sustentável, formou-se no país um moderno sistema de instituições estatais e uma classe média. A qualidade de vida melhorou sensivelmente, se no início da década de 1990 o PIB per capita era de $ 700, então em 2013 esse número já havia chegado a $ 12.000. O Banco Mundial incluiu o Cazaquistão no número de países de renda média. O estado passou por duas crises econômicas mundiais de 1998 e 2008-2009 sem perdas tangíveis. Em 2012, o Cazaquistão se tornou um dos 50 países mais competitivos do mundo. Naqueles mesmos anos, já na Estratégia de Desenvolvimento até 2050, Nursultan Nazarbayev apresentou uma nova e ambiciosa meta de desenvolvimento - ocupar um lugar entre os 30 países avançados do mundo.


Graças à política atual, o PIB do Cazaquistão cresceu de US $ 22 bilhões para US $ 184 bilhões. Os esforços para desenvolver a atividade empresarial levaram o país a passar da 86ª posição em 2005 para a 25ª posição em 2019 no ranking internacional de Doing Business. Em 2015, o Cazaquistão começou a implementar o "Plano da Nação - 100 Passos Concretos", que prevê transformações fundamentais para implementar as Cinco Reformas do Povo: a formação de um aparato estatal profissional, o estado de direito, a industrialização e o crescimento econômico, identidade e unidade, a formação de um estado responsável. No âmbito do Plano, foi criado um grupo de trabalho para tratar da redistribuição de poderes entre os ramos do governo. Essas reformas se tornaram uma base sólida para a transição gradual da República ao parlamentarismo.


A fim de diversificar a economia e melhorar o bem-estar dos cidadãos no país, um programa de desenvolvimento industrial e inovador está sendo implementado com sucesso, segundo o qual velhas empresas estão sendo modernizadas e novas empresas estão sendo abertas, incluindo escolas, faculdades profissionais e universidades, clínicas médicas modernas e hospitais, e o sistema de apoio social para a população está sendo melhorado. ... O Cazaquistão está implementando um projeto de grande escala "Nova Rota da Seda", que resgata o papel histórico do país como principal elo do continente, formando uma espécie de ponte entre a Europa e a Ásia.


Em 20 de março de 2019, Nursultan Nazarbayev renunciou ao cargo de Presidente da República do Cazaquistão a seu próprio pedido, observando que o presidente do Senado Kassym-Jomart Tokayev seria o chefe de estado interino. O Primeiro Presidente - Elbasy Nursultan Nazarbayev, manteve o cargo de chefe do Conselho de Segurança do país, membro do Conselho Constitucional do Cazaquistão e presidente do partido Nur Otan.

Presidente Kassym-Jomart Tokayev

Os resultados das eleições presidenciais realizadas em 9 de junho de 2019 e a vitória de Kassym-Jomart Tokayev tornaram-se um forte sinal positivo para toda a comunidade mundial de que o Cazaquistão é um país democrático, pacífico e estável. As eleições confirmaram que o nosso país está focado na justiça, no progresso e na continuidade da política interna e externa. Desejo registrar que os senadores do Congresso Nacional do Brasil visitaram o Cazaquistão como observadores internacionais.


Um sistema de Estados estável e um forte poder presidencialista possibilitaram uma profunda reforma do país, que atravessa uma fase de competição global por uma vaga entre os países mais desenvolvidos. Por iniciativa do Presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev, as medidas de modernização continuam hoje com o objetivo de fortalecer a eficiência do sistema de administração pública, o desenvolvimento econômico em novas realidades, desbloquear o potencial industrial, desenvolver a agricultura, elevar o nível do complexo de transporte e logística, apoiar pequenas e médias empresas, promover o sistema cuidados de saúde, desenvolvimento territorial equilibrado, melhoria do bem-estar social dos Cazaquistão, aumento do papel da ecologia e proteção da biodiversidade, construção de um estado justo na proteção dos interesses dos cidadãos, aumentando o grau de digitalização do país e participação civil no governo.


Hoje, o Cazaquistão está se preparando para as próximas eleições para a Câmara Baixa do Parlamento - Mazhilis, que serão realizadas em 10 de janeiro de 2021. Este ano, foram introduzidas inovações nos órgãos eleitos, em particular, foi introduzida a instituição da oposição parlamentar, cotas de 30% para jovens e mulheres. O modelo proporcional é totalmente consistente com a prática democrática mundial, contribui para o fortalecimento do sistema político, o desenvolvimento da democracia e ativa as atividades dos partidos políticos. Essas inovações proporcionarão aos partidos oportunidades adicionais para fortalecer suas posições no sistema político do país.


4. Como estão se desenvolvendo as relações entre o Cazaquistão e o Brasil?

- O Brasil foi um dos primeiros a reconhecer a independência do Cazaquistão em dezembro de 1991, as relações diplomáticas entre os países foram estabelecidas em setembro de 1993. A cooperação cazaque-brasileira é determinada pelos acordos alcançados após os resultados das visitas bilaterais de estado do mais alto nível em 2007 e 2009.


A cooperação comercial e econômica está se desenvolvendo de forma constante. O Brasil é o maior parceiro comercial do Cazaquistão na região da América Latina e Caribe. De acordo com o Ministério das Finanças do Cazaquistão, em 2019, o comércio dobrou e atingiu $ 306,7 milhões (exportações do Cazaquistão - $ 51,4 milhões, importações - $ 255,3 milhões). Acompanhando os resultados de 10 meses deste ano o volume de negócios do comércio foi de $ 57,3 milhões (exportações do Cazaquistão - $ 28,9 milhões, importações - $ 28,4 milhões). Enxofre, ferroligas, produtos de metal ferroso e urânio prevalecem na estrutura das exportações do Cazaquistão. As importações brasileiras consistem principalmente de aeronaves, açúcar de cana, fumo em bruto, sucos de frutas, carne suína e café.


Uma etapa importante no desenvolvimento da cooperação de investimentos foi a decisão da líder mundial na produção de equipamentos elétricos - a empresa WEG de abrir um representação comercial em Almaty em fevereiro de 2020, com base no qual está previsto o lançamento de um pólo de serviços e uma planta para a produção de equipamentos de alta tecnologia. Além disso, a empresa na área de exploração geológica "Cazgeologia" planeja, no âmbito do Memorando de Cooperação Mútua assinado, a implementação de projetos conjuntos com uma grande empresa brasileira "Vale" para o desenvolvimento e descoberta de depósitos de ferro, cobre e níquel no Cazaquistão. Ressalte-se que a empresa brasileira Bahia Mineração, subsidiária do Eurasian Resources Group (ERG), com 40% do governo do Cazaquistão, está implantando o complexo de produção de minério de ferro Pedra de Ferro no município de Caetite, no estado da Bahia e afins projetos de infraestruturas - porto marítimo “Porto Sul” e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).


A interação no campo da cultura e da educação está se desenvolvendo progressivamente, os contatos são mantidos entre as principais agências de informação dos países. A embaixada vem implementando de forma consistente diversos projetos nesse sentido com o objetivo de familiarizar os brasileiros com a cultura, história e tradições do povo cazaque. Assim, na Biblioteca Nacional de Brasília há um Centro de Literatura e Cultura do Cazaquistão, no Museu de Moedas do Banco Nacional do Brasil um estande com amostras da moeda cazaque "tenge" Nos últimos 2 anos, o público brasileiro apresentou pela primeira vez traduzido para a língua portuguesa o livro do Primeiro Presidente do Cazaquistão "A Era da Independência", que foi apresentado em março de 2019 no Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (FUNAG) e fala sobre as principais etapas da construção de um Estado soberano, desenvolvimento político, social e econômico da república, bem como o livro do grande poeta cazaque Abai Kunanbayev "Livro das Palavras", por ocasião da apresentação da qual em novembro deste ano uma das salas de leitura da biblioteca Annita Porto Martins, no Rio de Janeiro, leva o nome da fundadora da literatura escrita cazaque. Com o objetivo de promover a cultura do Cazaquistão, o Brasil também hospeda exibições de filmes com legendas em português, mostras de fotos temáticas e apresentações de artistas. Uma importante área de cooperação no campo da educação é a formação de diplomatas cazaques no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, onde desde 2018 já 3 representantes do Cazaquistão tiveram a oportunidade de fazer um treinamento profissional.


5. Senhor Embaixador, qual a sua impressão sobre Brasil?

- Eu definitivamente gosto do Brasil. As pessoas aqui são incríveis: gentis e prestativas. Sua cordialidade e lealdade contribuem para o desenvolvimento de uma cooperação fecunda entre nossos países. A natureza no Brasil é incrível: é rica, diversa, cheia de contrastes - você pode admirar a paisagem sem parar. Além de atrações mundialmente famosas como a Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as belas praias de Copacabana, o Brasil fascina com recantos intocados da natureza, sua diversidade cultural, gastronômica e arquitetônica.


Gostaria de ressaltar aqui a importância do intercâmbio turístico, de aproximação dos brasileiros com o potencial turístico do Cazaquistão. Tenho certeza de que o Cazaquistão, que é a conexão da Ásia e da Europa; nossa capital moderna; monumentos históricos ao ar livre; a natureza, onde incluímos montanhas nevadas, lagos lindos, florestas e desertos, surpreenderá agradavelmente nossos amigos brasileiros. Fico feliz em observar que, com o estabelecimento do regime de isenção de visto entre o Cazaquistão e o Brasil em 2016, o fluxo turístico entre os países aumentou em 1,5 vez e isso nos define o rumo do trabalho.


6. Senhor Embaixador, obrigado pela interessante entrevista.

- Tive o prazer de responder às suas perguntas, especialmente na véspera do feriado principal do Cazaquistão. Aproveito para parabenizar o povo brasileiro com a chegada do Natal e do Ano Novo, para desejar a todos boa saúde, bem estar e prosperidade!


Passe para o lado para conhecer mais sobre o Cazaquistão:


bottom of page