top of page
  • Wiliam e o Mundo

Escritório Cultural da Espanha celebra Dia das Mulheres com projeção de artistas no Museu Nacional


Luna Bastos - artista. Foto: divulgação

O Escritório Cultural da Embaixada da Espanha comemora o Dia Internacional da Mulher com uma projeção mapeada na fachada do Museu Nacional da República no dia 8 de março, às 20h.

O evento celebra o histórico dia e mês de março da luta das mulheres e sua visibilidade ao longo dos tempos.

Este ano, a Espanha homenageia jovens artistas urbanas já renomadas nos dois países. Escolhemos seis artistas para representar tantas outras muito talentosas que trabalham no Brasil e Espanha. Arte das mulheres nas e para as cidades.

Cidade das Mulheres é um evento cultural ao ar livre, respeitando os protocolos sanitários em virtude da pandemia, que mostrará o trabalho dessas artistas que criam e recriam os espaços urbanos, dando-lhes mais vitalidade e perspectiva. A luta e vida de mulheres recontadas em desenhos e murais.

Artistas:

Luna Bastos

Teresina/São Paulo

Artista urbana e ilustradora de Teresina, Piauí. Utiliza técnicas manuais como processo de resgate da ancestralidade. Através de linhas e grafismos a artista tece parte da própria história. Em suas obras utiliza cores que remetem a um ambiente de equilíbrio, paz e serenidade. Luna atualmente desenvolve uma pesquisa relacionada a migração e o sentimento de pertencimento.


1. Afrolatina. São Paulo, 2021.

2. O da casa. São Paulo, 2020.

3. Proteja seus sonhos. Teresina, 2021.


Michelle Cunha

Belém do Pará/Brasília

O trabalho dessa artista tem foco na arte de rua e na Ilustração. Trabalha de forma autônoma com ilustrações aplicadas em objetos como canecas, camisetas, posters, entre outros. Atua de forma ativa para incentivar e compartilhar com outras mulheres a arte de rua, realizando oficinas de grafite desde 2015.

1. Pirarucu e beira de rio. Brasília, 2018.

2. Gaia. Brasília, 2019.

3. Noite Pássaro. Belém (Pará), 2017.


Marina Capdevila:

Barcelona

Marina é uma pintora afincada em Barcelona. A inspiração de Marina é a beleza que não segue os cânones estéticos habituais, pessoas de terceira idade que não encaixam na sociedade. Sua musa é sua avó. Sua obra fala sobre o desejo de não renunciar a vitalidade, da velhice apaixonada.


1. Curitiba, 2021.

2. Marujas. Santander (Espanha), 2017.

3. Nonna a la fresca. Aielli (Italia), 2021.

Lula Goce

Baiona/Barcelona

Lula Goce nasceu em Baiona, Espanha. Durante o período da graduação ela descobriu a perspectiva mais arejada da cena do grafite, dos edifícios abandonados e das ruas da cidade, saindo do ambiente das galerias de arte. Essa artista tenta estabelecer um diálogo vibrante entre sua arte e as pessoas da cidade. Seu desenho traz para o espectador as cenas urbanas do cotidiano das cidades.


1. Mar. Pontevedra (Espanha), 2021.

2. La mujer de las flores. Murcia (Espanha), 2020.

3. Love. Aranda del Duero (Espanha), 2021.

Virginia Bersabé

Córdoba

O trabalho de Virginia tem como eixo central o que ela chama de “mulher maior”, sua relação com o espaço e as manifestações físicas e pictóricas de sua memória e identidade. Estabelece uma relação intergeracional de confiança com cada modelo de forma que, tratando uma mulher em particular, consiga falar de todas.


1. Las manos que yo quiero. Camprovín, La Rioja (España), 2021.

2. Homenaje a la mujer rural (detalle). Socuéllamos, Ciudad Real (Espanha), 2021.

3. Perdidas en un cortijo andaluz. Comarca de Écija, Sevilla (Espanha), 2021.

Heloisa Hariadne:

Brasília/São Paulo

Seu trabalho é uma reflexão do emocional dos retratos. Pesquisa das memórias do corpo, um retrato do íntimo. Trata de um caminho invisibilizado, como procura de vestígios que não sejam ligados somente a raça, mas também ao corpo e à relação com a natureza.

1. A magia acontecendo enquanto não foi colocada uma forma de como vão entender o que você sente, 2021

2. O alto ancorado no baixo, o físico envolvendo o espiritual, o humano no inumano, 2021.

3. Neblinando a sensação de ilusão que é navegar na terra, 2021.​


Embaixada da Espanha no Brasil

bottom of page