• Wiliam e o Mundo

Eventos aproximam Brasil do continente europeu em maio



Após dois anos totalmente on-line, a Semana da Europa chega à sua 18ª edição em formato híbrido. Organizada pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil, o evento promove a tradicional Mostra de Cinema Europeu, de 13 a 22 de maio, com produções disponíveis gratuitamente na plataforma https://www.festivalscope.com/, e o seminário Café com Europa, no dia 20 de maio, no auditório do Instituto Cervantes de Brasília, ambos com o mesmo tema: "Direitos Humanos e Audiovisual de Impacto". Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.


Para o segundo semestre, o Dia Europeu das Línguas (Speak Dating), evento que teve a primeira edição realizada em 2020 e se consolidou em 2021, acontece no mês de setembro, em comemoração ao Dia Europeu Das Línguas. Já as Tours Virtuais, que fazia parte das atividades sazonais da Semana da Europa, torna-se agora atração permanente no site da Semana e o público pode – de forma on-line – conhecer espaços culturais com importantes obras europeias. (https://www.semanadaeuropa.org/tour-virtuais).


“Este é um momento muito aguardado por nós da organização e por todos aqueles que acompanham a Semana da Europa ao longo de 18 anos. Portanto, buscamos promover uma retomada segura e responsável, incentivando a adesão à vacina, seguindo os protocolos sanitários e adaptando o evento ao formato híbrido, que é o que adotamos em 2022”, afirma o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.


Segundo Sabine Plattner, presidente da EUNIC Brasil, após dois anos de convivência com o coronavírus, foi possível acumular muito conhecimento, que pode e deve ser empregado para que se garanta a volta das atividades com segurança. “Nossa expectativa é que, no próximo ano, tenhamos um evento 100% presencial. Mas seja em qual formato for, o que buscamos em todas edições é apresentar ao público uma rica programação cultural que aproxime a Europa do Brasil. Nesse sentido, temos conseguido alcançar nosso objetivo. A Semana da Europa já é um evento consolidado em Brasília e no Brasil”. Confira a programação completa no site: www.semanadaeuropa.org


*Informações EUNIC - Semana da Europa

3 visualizações0 comentário