top of page
  • Wiliam e o Mundo

Exposição celebra arte japonesa do Ikebana

Mostra anual da Ikebana Sogetsu Brasília e da Embaixada do Japão retorna ao Casapark em sua 36ª edição, com cerca de 40 arranjos originais criados por ikebanistas de Brasília

Foto: divulgação

A chegada da primavera traz mais uma vez a antiga arte japonesa dos arranjos florais para Brasília. Entre os dias 20 e 22 de outubro, o público da capital pode conferir, no Casapark, a exposição Ikebana – Arte e Natureza, promovida pela Ikebana Sogetsu Brasília e pela Embaixada do Japão no Brasil.


Esta é a 36ª edição da mostra, que presenteia anualmente a cidade com uma coleção original de obras que combinam sofisticação e criatividade para dar nova vida à matéria-prima natural. Neste ano, em que se celebram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, a mostra apresenta cerca de 40 trabalhos produzidos por ikebanistas de Brasília a partir de espécies locais e exóticas, utilizadas de formas inusitadas e surpreendentes.


Esta é uma oportunidade de ver de perto verdadeiros exemplares da Ikebana, a arte japonesa de criar obras tridimensionais com flores, caules e folhas. Com origem nos conceitos filosóficos do budismo, a linguagem artística nipônica tradicional ganhou diferentes técnicas e estilos desenvolvidos ao longo dos últimos séculos e continua a evoluir.


Fundada em 1927, a escola Sogetsu propõe uma linha moderna que amplia as possibilidades da arte floral para além das formas e regras pré-estabelecidas. Com o lema de que os arranjos podem ser feitos “por qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer tipo de material”, a Sogetsu tem adeptos dentro e fora do Japão, e foi trazida para Brasília nos anos 1980.

Foto: divulgação

Palestra demonstrativa

O público da exposição Ikebana – Arte e Natureza também terá a chance de aprofundar o mergulho no mundo da arte floral japonesa com a palestra demonstrativa “Os Caminhos da Ikebana”, que será apresentada no sábado (21/10), às 16h, pelas professoras Zilah da Costa Raymundo e Mara Starling.


A palestra abordará relevantes aspectos históricos e estéticos da Ikebana Sogetsu, demonstrando como a prática da ikebana, através das plantas e flores, aproxima o praticante e o observador da natureza, transformando o aprendizado em momentos relaxantes de criatividade e arte. A participação é gratuita, e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever antecipadamente por este link.

Ikebana – Arte e Natureza

Onde: Casapark (Praça Central) - SGCV Sul lote 22, Brasília (DF)

Quando: 20 a 22 de outubro. Sexta e sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 14h às 20h.

Entrada gratuita.

Palestra demonstrativa “Os Caminhos da Ikebana”: sábado (21/10), às 16h. Vagas limitadas. Mais informações no site.


Informações da Embaixada do Japão

Comentarios


bottom of page