top of page
  • Wiliam e o Mundo

Exposição "Fotógrafos Italianos - no florescer da fotografia brasileira" no CCBB Brasília



Neste mês a Embaixada da Itália inaugurou a exposição "Fotógrafos Italianos - no florescer da fotografia brasileira" no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. A mostra conta com mais de 90 imagens, em reprodução, realizadas entre os meados do século XIX e o início do século XX, por fotógrafos italianos que se destacaram como verdadeiros pioneiros da ‘oitava arte’. Este trabalho, ainda pouco conhecido, contribuiu para a história da fotografia brasileira e a criação de uma identidade visual como nação-Brasil.


Entre os muitos italianos que atuaram como fotógrafos no recorte temporal escolhido, os curadores da exposição, Joaquim Marçal Ferreira de Andrade e Livia Raponi, selecionaram nove personagens que brilham pelas trajetórias singulares e pela qualidade poética e visual de suas obras: Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani, Vincenzo Pastore, Virgilio Calegari, Luís Musso.


Segundo o Embaixador italiano Francesco Azzarello, "Vendo o trabalho desses fotógrafos, que registraram com seu olhar e seu equipamento as múltiplas paisagens de sua pátria escolhida, temos a certeza de que a documentação iconográfica produzida por eles é de imenso interesse para a historiografia e a antropologia brasileiras, como também para a história das relações culturais Itália-Brasil.”


Visitação: 21 de março a 04 de junho de 2023 Entrada gratuita: retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Brasília Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 20h30

Commenti


bottom of page