top of page

Exposição revela versatilidade artística da caligrafia japonesa

  • Foto do escritor: Wiliam e o Mundo
    Wiliam e o Mundo
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Espaço Cultural Renato Russo recebe, entre 26/6 e 1/7, obras de KAMATA Yukiko, mestre do shōdō, a tradicional arte japonesa da caligrafia que transcende as fronteiras da linguagem


Obras caligrafia japonesa
Obras caligrafia japonesa

Os mistérios dos ideogramas japoneses ganham nova beleza em uma exposição que chega nesta semana a Brasília. O Espaço Cultural Renato Russo exibe, a partir de quinta-feira (26/6) uma mostra assinada pela artista japonesa KAMATA Yukiko, autora e professora do shōdō, a arte nipônica da caligrafia. A exibição fica em cartaz apenas até 1º de julho, e tem entrada gratuita.


Em curta temporada na capital especialmente para apresentar suas obras ao público brasiliense, Kamata faz uso de diversas mídias para estampar de maneira fluida e dramática os traços da escrita japonesa. A última vez em que veio do Japão para exibir seu trabalho em Brasília foi em 2015, como um evento comemorativo dos 120 anos de amizade entre Japão e Brasil. Exatamente 10 anos depois, ela retorna à cidade em celebração ao 130º aniversário de relações diplomáticas entre os dois países.


KAMATA Yukiko
KAMATA Yukiko

Sua nova mostra, concebida sob o tema “a alegria de viver juntos”, reúne obras produzidas em materiais que variam desde os tradicionais kakejiku (rolos de papel especialmente usado para a caligrafia e pintura) a cartões a objetos tradicionais do Japão, como os leques icônicos da estética nipônica. O acervo original foi trazido do Japão apenas para esta exposição.


A história da caligrafia japonesa, ou shōdō, tem origem há mais de 2 mil anos, com a introdução no Japão dos caracteres chineses, ou kanji. Inicialmente, a sua prática era restrita a monges, aristocratas e, mais posteriormente, aos samurais. Somente no Período Edo (1603 a 1868), a caligrafia passou a ser difundida mais amplamente entre a população, e hoje conquista adeptos até mesmo no exterior.


Mais do que uma forma de escrita, a caligrafia japonesa é uma prática representativa dos valores estéticos nipônicos, admirada pela sua elegância em todo o mundo. Esta arte também é valorizada por sua influência positiva em aspectos da vida que transcendem a comunicação e a beleza, como uma atividade que desenvolve a concentração e que transmite valores através de gerações.

 


Ano do Intercâmbio

A mostra integra o calendário oficial do Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão, designado como marco do 130º aniversário de relações diplomáticas entre os dois países. Durante todo o ano, a iniciativa promove uma série de eventos e projetos voltados para o intercâmbio interpessoal em diversas áreas, como cultura, turismo, esporte e gastronomia.


O público pode acompanhar os próximos eventos promovidos ao longo do Ano do Intercâmbio em todo o Brasil, por meio do site oficial e das redes sociais da embaixada e dos consulados do Japão.


Exposição de caligrafia japonesa da artista Yukiko Kamata

Quando: 26/6 a 1/7

Visitação: de terça a domingo, 10h às 20h

Onde: Galpão das Artes, Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

Classificação Indicativa Livre. Entrada gratuita.

 
 
 

Comments


Patrocínio

580b585b2edbce24c47b2c73.png

AUTOHAUS

©2025 por Wiliam e o Mundo

®

bottom of page