top of page
  • Wiliam e o Mundo

Governo do Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros


Foto de divulgação | Embaixada do Japão

A partir de maio, o governo japonês abre as inscrições para seus programas anuais de bolsas de estudos para estrangeiros. As oportunidades, oferecidas por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), são voltadas a candidatos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pesquisa acadêmica (pós-graduação).


As bolsas incluem o pagamento de passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custo mensal para despesas, com partida prevista a partir de abril de 2024. Os selecionados terão a oportunidade de estudar em instituições japonesas durante todo o período do curso, além de frequentar aulas preparatórias de língua japonesa e outras disciplinas relacionadas no início do programa, no Japão.


As inscrições para o programa de pesquisa têm início em 8 de maio, e se encerram em 2 de junho. Podem se candidatar pessoas com Ensino Superior completo e idade máxima de 34 anos em 1º de abril de 2024. A seleção tem início com uma fase de avaliação documental, onde são analisados o histórico escolar, certificados e outros documentos apresentados pelo candidato, incluindo o seu projeto de pesquisa. Os pré-selecionados são convocados para provas de língua inglesa e japonesa e, caso aprovados, passam por uma entrevista, também de caráter eliminatório.


Já os candidatos às bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante podem enviar as suas inscrições entre 1º e 21 de junho. Serão aceitos candidatos com Ensino Médio concluído até 2023 e com até 24 anos de idade. O processo seletivo inclui, além da avaliação documental e das provas de inglês e japonês, testes escritos das matérias relacionadas à área de estudo escolhida pelo estudante, seguidos da entrevista.


O calendário vale para os moradores do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, região sob a jurisdição da Embaixada do Japão no Brasil. Os candidatos de outros estados devem procurar o seu consulado local para obter informações sobre o procedimento de inscrição.


Para mais informações sobre os requisitos de cada programa e como se inscrever para concorrer às bolsas de estudos MEXT, acesse o site da Embaixada do Japão no Brasil.


Informações Embaixada do Japão no Brasil

Comentários


bottom of page