• Wiliam e o Mundo

Governo japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros

Atualizado: Mai 15

Candidatos podem se inscrever até 28 de maio para mestrado e doutorado. As inscrições para as bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante abrem em junho.


Foto: Unsplash

Por Embaixada do Japão no Brasil


A Embaixada do Japão em Brasília recebe, a partir de maio, inscrições para os primeiros programas de bolsas de estudos de 2022 do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do país (MEXT). Promovidas anualmente pelo governo japonês, as bolsas MEXT são uma oportunidade de prestígio concedida a estrangeiros que desejam continuar seus estudos e se aprimorar profissionalmente em uma instituição de ensino do Japão.

Voltada para jovens com ensino superior completo, a bolsa de Pesquisa é oferecida para candidatos que desejam realizar pós-graduação em uma universidade japonesa. Já as bolsas de Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante são abertas para candidatos formados no ensino médio. O bolsista recebe apoio integral, incluindo passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal para despesas.

No Brasil, os processos seletivos para as bolsas MEXT vêm sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas desde 1956, ampliando e reforçando os laços diplomáticos históricos entre os dois países.

A Embaixada do Japão em Brasília é responsável pela seleção dos residentes do Distrito Federal, de Goiás e de Tocantins. Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região e se informar sobre os prazos e meios de inscrição disponíveis no seu estado.

Foto: Unsplash

Pesquisa

Os alunos selecionados pelo programa de Pesquisa serão convidados a estudar em uma universidade japonesa e, se aprovados pela instituição de ensino, conduzir seu projeto de mestrado ou doutorado no país. As partidas para o Japão estão previstas para abril e outubro de 2022.

Para se inscrever no programa, os candidatos devem ter idade máxima de 34 anos e ensino superior completo, ou previsão de se formar até junho de 2022. Também é exigida fluência comprovada em japonês ou inglês. O bolsista que não tiver conhecimento suficiente da língua japonesa para frequentar as aulas nesse idioma deverá fazer um curso no Japão, no início do programa.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o processo seletivo deste ano não terá a aplicação de provas presenciais, e consistirá apenas na avaliação da documentação e do projeto de pesquisa do candidato, além da fase de entrevista, para os aprovados na primeira etapa. As inscrições vão até 28 de maio.

Graduação, técnica e profissionalizante

O estudante que busca adquirir uma formação profissional no Japão pode optar entre as bolsas de Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante. Os programas são divididos de acordo com a área de estudo escolhida e têm duração de cinco, quatro e três anos, respectivamente.

As inscrições abrem em 1º de junho, e vão até o dia 25 do mesmo mês. Para concorrer a uma bolsa, é necessário ter no máximo 24 anos de idade, além de conhecimento avançado da língua inglesa ou japonesa. Serão aceitas inscrições de alunos com ensino médio completo ou previsão de formatura até março de 2022.

O processo seletivo inclui avaliação documental, prova escrita e uma fase de entrevistas, para os candidatos aprovados nas primeiras etapas. Caso as condições de contágio da pandemia de Covid-19 impeçam a realização de provas presenciais em segurança, esta fase poderá sofrer alterações. Os candidatos devem se atentar às atualizações divulgadas pela Embaixada do Japão.

Inscrições

As fichas de inscrição preenchidas e o restante dos documentos exigidos devem ser entregues na Embaixada do Japão até o final dos prazos estabelecidos de cada programa. Também serão aceitas inscrições enviadas por correio ou serviço de entrega semelhante, desde que postadas, no mínimo, cinco dias úteis antes do final da data limite. Devido às restrições impostas pela pandemia, não haverá atendimento presencial aos candidatos.

Residentes de unidades da federação que não estejam incluídas na jurisdição da embaixada (DF, GO e TO) devem procurar o Consulado do Japão da sua região para se informar sobre os prazos e meios de inscrição vigentes na sua área.

A inscrição é gratuita. Mais informações podem ser consultadas no site da Embaixada do Japão.

Live

O público interessado em se candidatar a uma bolsa MEXT poderá saber mais sobre o programa conferindo a live especial realizada pela Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil. A transmissão online será realizada no dia 14 de maio, às 20h, no canal da Abraex no YouTube.

Além de uma palestra com detalhes sobre o processo de inscrição e seleção das bolsas MEXT, a programação também inclui depoimentos de bolsistas que estão atualmente no Japão e uma sessão de perguntas e respostas sobre as bolsas do governo japonês.

Serviço

Bolsa MEXT de Pesquisa

Público: Ensino Superior completo, idade máxima de 34 anos

Inscrições: 4 a 28 de maio

Bolsas MEXT de Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante

Público: Ensino Médio completo, idade máxima de 24 anos

Inscrições: 1º a 25 de junho

Inscrições gratuitas. Mais informações no site https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html

Live Bolsas MEXT

Quando: 14 de maio, às 20h

Como ver: Canal da Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (Abraex) no YouTube

9 visualizações0 comentário