A imigração japonesa completa 113 anos este ano. Ela começou no Brasil em 18 de junho de 1908 com a chegada do primeiro navio japonês, o Kasato Maru.
👉 Vamos conhecer um pouco dessa história?
No século XIX a economia do Brasil era agrícola e totalmente dependente do café. A monocultura cafeeira dependia da mão-de-obra de escravos negros.
Em 1888 com as pressões políticas e os movimentos humanitários, o governo brasileiro aboliu a escravidão e os senhores do café tiveram que buscar outras alternativas para a falta de mão-de-obra.
Porém, antes mesmo da abolição da escravatura, o governo brasileiro já havia tentando suprir a falta de mão-de-obra com imigrantes europeus. Mas as péssimas condições de trabalho dada pelos patrões cafeeiros desmotivou a vinda dos imigrantes.
Países como França e Itália até impediram durante anos a vinda de seus cidadãos ao Brasil. Assim o governo brasileiro passou a cogitar trazer imigrantes asiáticos para o país.
Com a Revolução Meiji (1868-1912) o Japão passou a se abrir para o mundo, com isso ocorreram algumas mudanças na sua organização social. Os impostos cobrados aos camponeses aumentaram obrigando milhares de pessoas a migrarem para as cidades.
Porém, com a superpopulação nas cidades, o governo japonês passou a estimular a imigração para a América. Estima-se que 190 mil japoneses vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra Mundial.
Comments