• Wiliam e o Mundo

Imigração japonesa no Brasil celebra 114 anos com programação especial em Brasília



A Embaixada do Japão no Brasil, em conjunto com a JCI - Junior Chamber Internacional Brasília, promove, no dia 18 de junho, a partir das 10h, no Templo Shin Budista Terra Pura (AE 315/316 Sul), o Projeto Limpa Brasília, do Dia da Imigração Japonesa.

Foto: Agência Brasília

Frequentadores do templo, moradores da vizinhança, comerciantes, representantes da comunidade nikkei e apoiadores reunirão-se para realizar uma ação de revitalização por meio da limpeza do espaço interno e dos arredores deste local de notável importância histórica e cultural para a comunidade japonesa em Brasília.


Sobre o evento:

A preservação da higiene e cuidados com o meio ambiente são valorizadas no cotidiano do povo japonês e da comunidade nikkei no Brasil. Nesta área, acreditamos que a ação de cada um de nós importa, e que uma pequena ação pode fazer uma grande diferença. Essas motivações foram fundamentais para o planejamento desse projeto, ocasião oportuna para disseminar os valores compartilhados pela comunidade nipo-brasileira e incentivar a sua integração em prol da cidade e seus moradores.


Iluminação comemorativa no Eixo Monumental

No dia 18 de junho, prédios do Eixo Monumental de Brasília vão ganhar uma iluminação especial, em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa. O Museu Nacional, a Biblioteca Nacional e a Catedral serão coloridos de vermelho, em alusão à bandeira do Japão.


Sessões especiais

Os 114 anos da Imigração Japonesa no Brasil serão tema de uma sessão solene na Câmara dos Deputados, no dia 14/6, às 10h, realizada por iniciativa do Deputado Federal Luis Nishimori, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão. A Câmara Legislativa do DF também realiza, no dia 13/6, às 19h, uma sessão solene em comemoração ao 65º ano da Imigração Japonesa no Distrito Federal, por iniciativa do Deputado Distrital Iolando.


Os Caminhos dos Nikkeis de Brasília

Nikkeis pioneiros de Brasília, que contribuíram para a construção e o crescimento da Capital Federal, contam suas histórias em uma emocionante entrevista inédita. Série publicada em quatro partes, no Facebook e no canal da Embaixada do Japão, no YouTube, a partir de 6 de junho.



Sobre a imigração japonesa no Brasil

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. Após uma viagem de 52 dias a partir de Kobe, a embarcação trouxe ao país os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão.


Os principais destinos desse e dos demais grupos de japoneses que chegariam ao país nos anos seguintes eram as fazendas e colônias agrícolas, inicialmente de São Paulo e Paraná. Ao longo do século, outras ondas migratórias levariam os nikkeis a outros territórios brasileiros, incluindo o interior do país e a região amazônica. Estima-se que mais de 2 milhões de japoneses e descendentes componham a comunidade nikkei no Brasil atualmente, aproximadamente 17 mil deles no DF.

Fotos e outros registros podem ser acessados no acervo digital do Museu da Imigração Japonesa.


Acompanhe a Embaixada do Japão nas mídias sociais

Facebook

Instagram

YouTube


*Informações Embaixada do Japão no Brasil*

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo