• Wiliam e o Mundo

Japão oferece Bolsas de Estudo para professores e universitários


Estudantes e profissionais brasileiros da educação interessados em estudar no Japão têm a oportunidade de realizar esse sonho de graça. Até dia 21 de fevereiro, estão abertas as inscrições para as bolsas do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT). Os programas de auxílio, oferecidos pelo governo japonês desde 1954, já beneficiaram mais de 100 mil estudantes de todo o mundo.


Os benefícios proporcionados para os bolsistas incluem os custos integrais de passagem aérea para o Japão, além de isenção de taxas acadêmicas e uma ajuda de custos mensal suficiente para se manter no país durante o período do programa.


Neste início de ano, o MEXT abre a seleção para três tipos de oportunidades: um programa de treinamento voltado para professores e outros profissionais de escolas de Ensino Fundamental e Médio; e dois cursos de imersão em cultura e língua japonesa, abertos a universitários com descendência japonesa e a estudantes do curso superior de Letras Japonês.


Professores

O programa de Treinamento de Professores tem como objetivo promover pesquisas na área de educação escolar. Durante o período de um ano e meio, o bolsista é convidado a conduzir estudos em conceituadas universidades japonesas, a fim de buscar aprimoramento profissional e, posteriormente, aplicar os conhecimentos adquiridos em seu trabalho nas escolas brasileiras.


Podem se inscrever professores e outros profissionais do Ensino Fundamental ou Médio, de instituições públicas e particulares, com experiência mínima de cinco anos. Os candidatos também devem ter ensino superior completo e até 35 anos incompletos.

O processo seletivo inclui uma prova de língua japonesa e outra de língua inglesa, além de uma entrevista. Aqueles que não comprovarem conhecimento suficiente do Japonês poderão fazer aulas no início do programa, no Japão, a fim de frequentar aulas nesse idioma.


Cultura e Língua Japonesa

O MEXT oferece, ainda, dois programas voltados para universitários que desejam se aprofundar nos estudos da língua, literatura e cultura japonesas. São duas categorias de bolsas: uma para estudantes do curso de Letras com habilitação em Língua Japonesa, e outra para descendentes de japoneses que estejam cursando qualquer graduação universitária.


O programa de Cultura e Língua Japonesa tem duração de um ano, período no qual o aluno terá a oportunidade de frequentar aulas em uma universidade japonesa. O bolsista pode optar entre pesquisar o desenvolvimento da língua japonesa ou a vida e a cultura japonesa, sempre com o outro tema estudado de forma suplementar.


A seleção desses programas também inclui uma prova de língua japonesa e uma entrevista. Mas o candidato deve apresentar, ainda, alguma prova de conhecimento do idioma japonês, como testes de proficiência ou certificados de conclusão de estudos em instituições de língua japonesa. A idade máxima para a inscrição é de 29 anos.


Inscrições

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas diretamente junto à representação diplomática responsável pela região de residência do candidato. A Embaixada do Japão no Brasil recebe apenas a documentação de moradores do Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Os candidatos de outras regiões devem procurar o consulado local para obter informações sobre o procedimento.


Para mais informações sobre os programas de bolsas de estudos, acesse: https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html


Para informações de contatos das representações diplomáticas do Japão no Brasil, acesse:

https://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/enderecos_uteis.html


Fonte: Embaixada do Japão no Brasil

3 visualizações

Patrocínio:

AUTOHAUS

© 2019 por Wiliam e o Mundo

®