top of page
  • Wiliam e o Mundo

Jardim Espanhol é inaugurado em Brasília, uma parceria da embaixada espanhola e o Jardim Botânico



O Jardim Botânico de Brasília (JBB) inaugurou nesta semana o "Jardim da Espanha", uma parceria entre o Jardim Botânico e a Embaixada da Espanha no Brasil. A inauguração é uma das atividades da Embaixada espanhola em celebração à escolha de Brasília como a capital ibero-americana (região onde o português e espanhol são línguas predominantes) das culturas, como também para comemorar o bicentenário da independência do Brasil.


A abertura aconteceu na Alameda das Nações e dos Estados, dentro do próprio parque, e contou com a presença de embaixadores, diplomatas, o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, e a diretora do JBB, Aline De Pieri.

O "Jardim da Espanha" é criação da arquiteta Maria Teresa e do paisagista Elton Baia, e foi inspirado nos jardins mediterrâneos espanhóis.


O jardim conta com chafariz, vasos de cerâmica, escultura de Dom Quixote de La Mancha de Alejandro Altamirano e mosaico da artista brasiliense, Cida Carvalho.


Dom Quixote, importante personagem da cultura espanhola foi destaque na fala do Embaixador, Sr. Garcia Casa: "Dom Quixote, personagem imortal bem conhecido no Brasil. Representa não só uma obra-prima da literatura, mas também um comportamento ético, de moral atrelada a um código de valores e de liberdade, pelas quais vale a pena sacrificar: desfazer o mal e aplicar a justiça a pesar de tudo".


A inspiração para o projeto espanhol surgiu através do Jardim da América Central, inaugurado em agosto do ano passado no JBB, representado pela Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Guatemala e El Salvador.


Ao final do evento, os músicos Karla Dias, Fernando Lopes e Denilson Biachini, brindaram os convidados com uma belíssima interpretação de várias peças da música antiga espanhola.






bottom of page