top of page
  • Wiliam e o Mundo

Lançamento do livro "De l'Alzette à l'Amazone", do autor Karl Heinz Arenz


O autor Karl Heinz Arenz

A Embaixada do Grão Ducado de Luxemburgo recebeu, nesta quinta-feira (24), um grupo seleto de convidados para a apresentação do livro "De l'Alzette à l'Amazone", do autor Karl Heinz Arenz.

"De l'Alzette à l'Amazone"

O livro "De l'Alzette à l'Amazone" apresenta o fascinante trabalho do padre jesuíta luxemburguês, João Felipe Bettendorf, que atuou como missionário na Amazônia entre os anos de 1661 a 1698. Considerado um fundador da cidade de Santarém no Pará, o padre jesuíta, com sua formação em direito, atuou em Lisboa por quatro anos negociando um novo arranjo de relacionamento entre as autoridades jesuítas e os indígenas. Bettendorf conseguiu implantar a autonomia dessas missões jesuítas e suas ações permitiram que houvessem menos maus tratos aos indígenas.


Sobre o autor:


Nascido na aldeia alemã de Daun (Eifel), Karl Heinz Arenz é professor da Universidade Federal do Pará e trabalha há décadas com histórias antigas sobre a Amazônia. Sua pesquisa se concentra no período colonial da Amazônia, em particular nas complexas interações entre os povos indígenas e missionários.


O lançamento do livro também marcou um dos últimos compromissos oficiais do Embaixador Carlo Krieger e da Embaixatriz Nicole Krieger-Loos no Brasil. Em breve o Embaixador Carlo terminará sua missão após cinco anos no país.


Com um sorriso simpático e fraterno, a Embaixatriz Nicole recebeu o seleto grupo de convidados na ocasião. Estavam presentes Embaixadores, Cônsules Honorários do Grão Ducado de Luxemburgo de várias regiões do país, intelectuais e alguns jornalistas. Foi uma festa para poucos convidados e ao final todos foram agraciados com o livro do autor Karl Heinz.



















bottom of page