• Wiliam e o Mundo

"Mês da Francofonia" reúne Mostra de Cinema e Exposição em quadrinhos na capital

Cidades do mundo inteiro se juntam para celebrar a língua francesa e a pluralidade das culturas francófonas. Brasília tem programação especial para o evento.

O francês está presente em mais de 36 países, sendo que 29 deles tem o idioma como oficial. E para celebrar essa diversidade da língua francesa, o mês da francofonia traz uma rica programação artística e cultural.


No Brasil, representações de 54 países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), participam da iniciativa que busca promover os valores da democracia, da paz, dos direitos humanos, do diálogo entre culturas e civilizações, da solidariedade e do desenvolvimento, da educação e do compartilhamento do conhecimento. Este ano, a celebração da francofonia terá o apoio da plataforma online francofoniabrasil.org que multiplicará as possibilidades de acesso aos conteúdos.


Em Brasília, uma mostra de cinema vai movimentar o Cine Brasília de 18 a 23 de março, em uma verdadeira maratona: nove filmes em seis dias. São produções de diferentes países, entre longas de ficção, um documentário e um curta de animação. Todos legendados em português e com entrada franca.

O Cine Brasília também será palco da exposição “Parece que algo está acontecendo”, organizada pela Bélgica, berço de grandes autores de histórias em quadrinhos. A exposição reúne trabalhos da nova geração que traz um olhar diferente para os quadrinhos, levantando questões políticas e sociais. A exposição, gratuita, estará aberta ao público no hall do Cine Brasília de 11 a 23 de março.


Os eventos da franconia são organizados pelas embaixadas francófonas presentes na capital em parceria com a Coordenação de Audiovisual, COAVI, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.


Mostra de cinema francófono

Cine Brasília

De 18/03 a 23/03 (horários das sessões na programação)

Entrada gratuita sujeita à capacidade da sala (600 lugares).


Exposição “Parece que algo está acontecendo”

Hall do Cine Brasília

De 11/03 a 23/03, das 14h às 23h.


No dia 18/03, às 18h, um vernissage com coquetel terá entrada limitada e os convites devem ser retirados pelo sympla


Confira a programação completa aqui


Para saber mais - Francofonia:


É um conjunto de pessoas que partilham uma língua em comum, o francês. Em 2021 estimou-se que o número de falantes era de 300 milhões distribuídos pelos cinco continentes.


A Francofonia tem como missão promover a língua francesa e a diversidade cultural e linguística, promover a paz, a democracia e os direitos humanos, apoiar a educação, a formação, o ensino superior e a pesquisa, e promover a cooperação econômica para o desenvolvimento sustentável.


Atualmente, o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo com mais de 130 milhões de alunos. Até hoje, o francês continua sendo considerado como a língua da diplomacia e é a língua oficial de numerosas organizações internacionais (ONU, OCDE, OTAN, União Europeia, UNESCO, Comitê Olímpico Internacional, etc.), bem como de 29 países.


Fonte: francofoniabrasil.org



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo