top of page
  • Wiliam e o Mundo

Mostra de Cinema Europeu exibe filmes premiados e inéditos no Brasil

Atualizado: 27 de abr. de 2023

Após dois anos de realização on-line, evento retorna presencialmente no CCBB com produções de nove países


Filme “Os Peppercorns” / Divulgação

A 19ª edição da tradicional Mostra de Cinema Europeu será realizada entre 10 e 14 de maio, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) em Brasília. Depois de dois anos ocorrendo de forma remota, o evento retorna ao formato presencial com filmes recentes, inéditos no Brasil e premiados em diversos festivais europeus.

A abertura do evento, no dia 10 de maio, conta com a exibição do filme sueco Hilma e será prestigiada com as presenças do Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; da Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen; e de um representante da Embaixada de Portugal.

No dia 14 de maio, a Espanha fecha a mostra com o vencedor do Urso de Ouro – um dos maiores prêmios de cinema do mundo – Alcarraz. Também serão exibidos o português Ice Merchants, nomeado ao Oscar de melhor curta de animação; e o esloveno Jezdeca/Riders, inédito no Brasil.

O catálogo completo inclui filmes de nove nacionalidades (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Países Baixos, Portugal e Suécia vão exibir produções). São sete longas-metragens e três curtas-metragens – entre eles, algumas produções voltadas ao público infantil, exibidas nos dias 13 e 14 de maio.

A Mostra de Cinema Europeu integra a programação da 19ª Semana da Europa – Ano Água, organizada pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

19ª Mostra de Cinema Europeu

Quando: 10 a 14 de maio de 2023

Onde: CCBB Brasília

Horários:

– Sessões às 18h30 e 20h, entre 10 e 12 de maio

– Sessões às 16h30 e 17h no sábado, dia 13 e às 15h e 17h30 no domingo, dia 14

Valor: evento gratuito



Programação completa:

10/5

18h30

Hilma [Hilma] (93 min; dir. Lasse Hallström; 2022; Suécia – Classificação 12 anos)

Criada e dirigida pelo indicado ao Oscar Lasse Hallström, esta é uma história sobre uma busca inabalável pela verdade sobre a humanidade e o universo em uma época em que os homens ditavam todas as regras. Hilma explora a vida enigmática de Hilma af Klint (1862-1944), cuja arte não convencional e altamente espiritual permaneceu bastante desconhecida por décadas. Hoje, af Klint é reconhecida como uma das primeiras artistas abstratas do mundo ocidental, uma conquista ainda mais impressionante pela cena artística dominada por homens que a cercava.

11/5

18h30

Er flog voraus - Karl Schwanzer [Voando adiante] (74 min; dir. Dr. Max Gruber; 2022; Áustria – Classificação Livre)

O arquiteto austríaco Karl Schwanzer (1918-1975) já era considerado uma lenda em sua área durante sua vida – e hoje ele é mundialmente famoso sobretudo pela sede da BMW que ele projetou em Munique. O filme biográfico e semidocumentário de Max Gruber mostra Schwanzer como um pioneiro e visionário que entendeu a arquitetura como “poesia materializada” e como um instrumento para fazer as pessoas felizes. Nicholas Ofczarek faz o papel de Schwanzer e interpreta o arquiteto como uma personalidade deslumbrante e uma alma artística apaixonada.

20h00

Aïlo: une odyssée en Laponie [Ailo: a jornada de uma rena] (86 min; dir. Guillaume Maidatchevsky; 2018; França – Classificação 12 anos)

Siga a incrível odisseia de uma rena recém-nascida na Lapônia. Durante a migração de um ano, através de centenas de quilômetros, na imensidão congelada da taiga, pelas florestas aprisionadas no gelo, dos fiordes majestosos aos altos cumes, Ailo cruzará com raposas, lêmingues, linces, águias, carcajus, ursos, lobos, esquilos, alces e até arminhos… amigos e inimigos. Contando com a ajuda de sua mãe para escapar dos muitos predadores e perigos, o pequeno Ailo aprenderá a sobreviver e se tornar uma rena adulta.

12/5

18h30

Une si longue marche [Uma Caminhada tão longa] (62 min; dir. Dominique Loreau; 2022; Bélgica – Classificação Livre)

Este filme questiona o encontro conflituoso entre seres humanos e caranguejos chineses, que foram acidentalmente importados para a Europa do Norte e migram todos os anos para nossos rios e riachos poluídos. Tentando contornar os obstáculos criados pelos humanos, eles invadem pequenas cidades ou bloqueiam os filtros de uma usina nuclear. 20h00

Jezdeca/Riders

(110 min; dir. Dominik Mencej; 2022; Eslovênia – Classificação 16 anos)

Dois amigos de uma pequena vila transformam suas motocicletas em Choppers e embarcam em uma jornada, viajando por sonhos do passado e visões do futuro, em busca de liberdade e amor. Na estrada pela Eslovênia e Croácia, dois países recentemente separados da Iugoslávia, eles são acompanhados por uma jovem fugitiva com um passado misterioso e por um velho motociclista. Valores pessoais são testados e o livre arbítrio é questionado.

13/5

16h30

Ice Merchants (14 min; dir. João Gonzalez; 2022; Portugal – Classificação livre)

Um homem e o seu filho saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

The Voyager (5 min; dir. João Gonzalez; 2017; Portugal – Classificação 12 anos)

Um pianista vive numa grande cidade. Confortável na condição de anónimo, isolado da sociedade no seu apartamento num vulgar prédio-dormitório, padece de agorafobia, uma perturbação de ansiedade que o impede de confraternizar com pessoas em espaços públicos. Um dia, acabada a sua medicação, terá de sair à rua, enfrentando os seus medos mais irracionais, e tentando evitar o contato com outras pessoas. Aos poucos, o pianista percebe que não está completamente sozinho e que poderá vencer os seus medos. Esta animação de João Gonzalez aborda um problema social muito recorrente na sociedade moderna, reflexo de uma forma de vida cada vez mais individualizada e menos comunitária.

Nestor (6 min; dir. João Gonzalez; 2019; Portugal – Classificação 12 anos)

Nestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive em uma casa flutuante instável que nunca para de oscilar.

18h00

I Don't Wanna Dance [Eu não quero dançar] (89 min; dir. Flynn Von Kleist; 2021; Países Baixos – Classificação 12 anos)

Um aspirante a dançarino adolescente se vê dividido entre sua mãe, cada vez mais destrutiva, e sua própria felicidade. I Don't Wanna Dance é um filme de drama holandês de 2021 dirigido por Flynn Von Kleist. O filme é baseado nas experiências da vida real do ator principal Yfendo van Praag.

14/5

15h00

Die Pfefferkörner [Os Peppercorns e o Tesouro das profundezas do mar] (94 min; dir. Christian Theede; 2020; Alemanha – Classificação 6 anos)

Os Peppercorns têm que lidar com uma máfia internacional do lixo, que não só continua suas maquinações sem ser perturbada, mas também quer pegar os valiosos resultados de pesquisa de uma bióloga marinha. Mas os criminosos fizeram as contas sem os jovens detectives! 17h30

Alcarrás [Alcarrás] (120 min; dir. Carla Simón; 2022; Espanha – Classificação 12 anos)

Em uma pequena vila da Catalunha, os agricultores da família Solé passam todos os verões juntos colhendo frutas de seu pomar. Mas quando surgem planos para instalar painéis solares e cortar árvores, os membros desse grupo unido enfrentam repentinamente o despejo e a perda de muito mais do que sua casa.


*Informações Delegação da União Europeia

bottom of page