top of page
  • Wiliam e o Mundo

Nova sede americana será construída em Brasília



A Embaixada dos Estados Unidos realizou na última quarta-feira (24/5), a cerimônia que marca o início da construção da nova sede em Brasília.


A cerimônia da pedra fundamental contou com a presença do Secretário de Estado adjunto para assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Brian A. Nichols e da Embaixadora, Secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luísa Escorel de Moraes.

O projeto da nova embaixada contará com referências arquitetônicas de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Max. Os Estados Unidos foram o primeiro país a estabelecer uma Embaixada em Brasília, em 1961.


"Quando estávamos desenvolvendo o projeto tínhamos a certeza de duas coisas: manter o legado do renomado paisagista brasileiro, Roberto Burle Max e ter o design do arquiteto Oscar Niemeyer combinado com uma embaixada de energia verde e ecologicamente correta", destacou a Embaixadora Elizabeth Frawley Bagley.


Em 2024, Brasil e Estados Unidos celebram o bicentenário das relações diplomáticas entre os países. Segundo o Secretário de Estado adjunto, Brian A. Nichols, a construção da nova sede é um importante símbolo de comprometimento entre as nações, visto que o país norte-americano é um dos maiores investidores do Brasil.


Além da construção da nova embaixada americana, o consulado americano do Rio de Janeiro também passará por reformas. Segundo a Embaixadora, os custos estimados para as duas obras serão de U$ 315 milhões de dólares e irão gerar cerca de 10 mil empregos diretos.


Confira o vídeo da nova Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, postado pelo Overseas Buildings Operations:



bottom of page