• Wiliam e o Mundo

PANIGHIRI: música, gastronomia e dança exaltam a cultura grega


Foto: Ana Machado

Neste final de semana aconteceu a 8ª edição do Panighiri, festa tradicional grega que celebra os momentos de união da comunidade grega com muita música, danças tradicionais, quebras de pratos, comidas típicas, bebidas e vendas de produtos.


Foto: Ana Machado

Panighiri é uma festa que acontece todos os anos na Grécia na época do verão europeu, explicou o Presidente da Comunidade Grega em Brasília, Konstantinos Bokos.


A comunidade existe há 57 anos na capital. Seu pai foi um dos fundadores e a intenção dos membros era criar um espaço para preservar os costumes, as tradições, a culinária, a dança e a língua grega, comentou Bokos.

"Temos uma escola de língua grega ministrada por uma professora enviada pelo Ministério da Educação da Grécia", destacou Konstantinos.

Foto: Ana Machado

Um dos momentos centrais da noite foram as danças típicas, que com passos sincronizados e muita animação encantaram o público presente.


Lambrini Messinis, professora de dança e presidente do grupo Ílios de danças tradicionais, comentou a importância de manter a tradição da dança grega para as gerações mais novas: "a gente faz um trabalho de tentar garantir que as próximas gerações tenham ainda contato com a cultura, com os costumes. É um grande desafio porque a cada geração que vem fica um pouco mais distante da primeira geração que veio. É um trabalho desafiador, mas damos o nosso máximo pra manter a cultura, a tradição", comentou Lambrini.

Foto: Ana Machado

Além das danças tradicionais, a quebra de pratos também foi destaque no Panighiri. O embaixador da Grécia, SE Sr. Ioannis Tzovas comentou que a tradição é mais comum no exterior do que no próprio país. Os pratos normalmente são feitos de gesso, fabricados especialmente para quebrar. "É um sinal de alegria, traz boa sorte", finalizou o embaixador.


A Comunidade Grega de Brasília está aberta ao público e convida a todos para conhecer a cultura e tradição grega nesse fraterno espaço na capital.








55 visualizações0 comentário