Pessoas indígenas LGBTQIA+: desafios e resiliência
- Wiliam e o Mundo
- há 16 horas
- 2 min de leitura

No próximo dia 13 de maio as embaixadas da Colômbia e da Espanha no Brasil organizarão uma mesa redonda em celebração ao Dia Internacional Contra a Homofobia, a Bifobia e a Transfobia (IDAHOBIT). O evento, que ocorrerá na Embaixada da Espanha em Brasília, reunirá representantes de diversas instituições e da sociedade civil para discutir a situação dos direitos LGBTQIA+ no Brasil, com foco especial nas pessoas indígenas LGBTQIA+.
A Colômbia e a Espanha assumiram a copresidência da Coalizão pela Igualdade de Direitos (ERC) para o biênio 2025-2026 na última conferência ministerial da ERC, realizada em Berlim em dezembro de 2024. A ERC é um órgão intergovernamental fundado em 2016 na Conferência Mundial sobre Direitos Humanos LGBTI de Montevidéu, com 45 Estados membros, e tem como objetivo proteger os direitos humanos das pessoas lésbicas, gays, trans, bissexuais e intersexuais, bem como promover o desenvolvimento inclusivo. Mais informação: https://equalrightscoalition.org/
O evento consistirá em um primeiro painel institucional com intervenções de representantes institucionais do governo federal brasileiro e da atual copresidência do ERC, e um segundo painel dedicado às intervenções de lideranças indígenas LGBTQIA+, com um espaço final aberto para participação do público assistente.
No primeiro painel participarão a Secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Symmy Larrat, o Coordenador de Políticas para Povos Indígenas LGBTQIA+ do Ministério de Povos Indígenas, Niotxarú Pataxó; e a Diretora do Departamento de Direitos Humanos e Assuntos Sociais do Ministério de Relaciones Estrangeiras, Embaixadora Claudia de Angelo Barbosa.
A mesa redonda visa discutir a situação específica da comunidade LGBTQIA+ brasileira, especialmente das pessoas LGBTQIA+ indígenas, refletir sobre a situação dessas pessoas em outros países e mobilizar o apoio de diferentes atores para projetos já implementados nos territórios.
Comments