• Wiliam e o Mundo

Presidente da República de Timor-Leste visita a Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno


Por Gregório de Sousa (texto redigido em português do Timor-Leste)

A convite do Presidente da Região Administrativa Especial de Oé-Cusse Ambeno (RAEOA), o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Sr. Francisco Guterres Lú Olo, visitou Oé-Cusse para estar presente na Comemoração do Dia Mundial da luta contra a tuberculose e, ao mesmo tempo, fazer o lançamento do Plano Regional de Eliminação da Tuberculose de Oé-cusse.

O Presidente da República foi recebido no Aeroporto Internacional de Oé-Cusse “Rota de Sândalo” pelo Presidente da Autoridade, acompanhado pelos Secretários Regionais, Liurai de Oé-Cusse e Chefes de Suco, contando ainda com a presença alegre de centenas de estudantes de algumas escolas da Região.

No primeiro dia da visita o Chefe de Estado presidiu, no período de tarde, a abertura da Expo Oé-cusse 2019, uma mostra de produtos tradicionais e divulgação de Cultura, Agricultura, Saúde e Turismo da Região.

O primeiro dia da visita terminou com um jantar oferecido pelo Presidente da RAEOA ao Presidente da República, Sr Francisco Guterres Lú Olo, que juntou outras personalidades como o Embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Pedro Vieira, a Cônsul da Indonésia, Marya Onny Silaban e Autoridades Regionais e líderes comunitários.


No segundo dia da visita, sempre acompanhado pelo Presidente da Autoridade, o Presidente da República visitou o Hospital Regional e a Clínica do Coração, onde teve a oportunidade de constatar a qualidade dos investimentos que as autoridades da RAEOA têm vindo a desenvolver na área de saúde. Na visita, o Chefe de Estado trocou impressões com os médicos timorenses e cubanos, enfermeiros e técnicos de saúde da RAEOA.

Antecipando o lançamento de 4 de Abril da Campanha “Sete Milhões de Árvores em Oé-Cusse até 2023”, o Presidente da República plantou um pé de sândalo nas imediações do Aeroporto Internacional.

Por fim, visitou as instalações do Aeroporto Internacional de Oé-Cusse “Rota de Sândalo”, um investimento de grandes dimensões, cujo processo de certificação está já em curso.

Antes de retornar a Díli, em Conferência de Imprensa, o Presidente da República, fez um balanço positivo com o que viu ao longo da visita, e elogiou o Presidente da RAEOA, Dr Mari Alkatiri pelo melhoramento e sucessos nos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos, em Oé-cusse.



15 visualizações

Patrocínio:

AUTOHAUS

© 2020 por Wiliam e o Mundo

®