top of page
  • Wiliam e o Mundo

Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália assina Acordo de Cooperação com a EMBRAPA


Foto 1 - Presidente Celso Luiz Moretti e Maria Chiara Carrozza – Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa – CNR

A Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), a Profa. Maria Chiara Carrozza, assinou nesta terça-feira, 14, uma carta de intenção de cooperação estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), junto ao Presidente da EMBRAPA, Celso Luiz Moretti.


Para o Embaixador da Itália Francesco Azzarello, a assinatura da carta de intenção coroa a visita fundamental da Presidente Carrozza a Brasília, resultando de um jogo de equipe que permitiu alcançar, em curto prazo, um acordo que abre o caminho para a concreta cooperação com um gigante de sucesso mundial como a EMBRAPA, destacou o Embaixador.

Foto 2 - Presidente Celso Luiz Moretti, Maria Chiara Carrozza – Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa – CNR e Francesco Azzarello (Embaixador da Itália no Brasil)

A Empresa federal, criada em 1973, desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento do setor agropecuário, possibilitando ao Brasil passar, da posição de simples importador até os primeiros anos da década de ’70, à de terceiro maior produtor mundial, logo atrás de EUA e China, mas de primeiro exportador junto aos EUA, ocupando, alternadamente, o primeiro lugar, dependendo do tipo de produto. A EMBRAPA possui 43 centros de pesquisa e desenvolvimento em território brasileiro, equivalente ao dobro da extensão da União Europeia.


As principais áreas de interesse do acordo abrangem setores de importância crucial para as aplicações industriais da pesquisa, como as biotecnologias, nanotecnologias, agricultura de precisão, inteligência artificial e drones para a agricultura.


*Informações da Embaixada da Itália no Brasil

Commentaires


bottom of page