top of page
  • Wiliam e o Mundo

Romênia celebra 102 anos de independência


Hoje comemora-se oficialmente a independência da Romênia. País rico em história, tradições, cultura e paisagens belíssimas. Por ocasião do Dia Nacional, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bogdan Aurescu, enviou uma mensagem especial:

"Este ano celebramos o Dia Nacional da Romênia em condições especiais e eu quero enviá-los para todos os romenos, especialmente para aqueles que estão fora das fronteiras do país, especialmente pensamentos de saúde e confiança no futuro. Minha mensagem de esperança começa da crença de que juntos, através de ações solidárias, vamos conseguir superar esse período complicado.

A Romênia agiu tanto a nível nacional, juntamente com as autoridades romenas e a sociedade civil e em estreita cooperação com os outros Estados-Membros da União Europeia e com os nossos aliados da OTAN, no espírito de responsabilidade e solidariedade, para encontrar soluções para Desafios deste ano. Ao longo deste período complexo, com maior pressão, incluindo a atividade diplomática e consular, a política externa da Romênia permaneceu baseada nos mesmos pilares subjacentes à sua arquitetura - aumentando o papel e o perfil da Romênia na União Europeia, a saber, a OTAN, o reforço e o alargamento da parceria estratégica com a Estados Unidos, o profundo apego ao multilateralismo e o respeito e promoção do direito internacional e dos valores democráticos. Todos estes são elementos fundamentais, incluindo no contexto de esforços individuais e conjuntos para gerir a crise atual.

Reitero, nesta ocasião, que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tanto através da sua atividade de política externa, nas relações bilaterais e multilaterais, como através da dimensão de apoio consular, tem como objetivo prioritário proteger e respeitar os direitos e interesses de cidadãos romenos do país e do estrangeiro, para garantir a sua segurança e bem-estar.

Eu mantenho a firme convicção de que a política externa da Romênia deve continuar a ser uma política de consenso nacional coerente e previsível, que conduz a resultados concretos para os cidadãos. A MAE continuará a prosseguir uma política externa ativa em apoio aos objetivos e interesses nacionais, tornando a Romênia mais forte e mais respeitada internacionalmente, continuando a reforçar as parcerias estratégicas e as relações especiais com outros estados que fazem parte dos mesmos valores e segurança da comunidade com a Romênia.

O aniversário do Dia Nacional da Romênia, ainda mais nestas circunstâncias sem precedentes, insta-nos a refletir tanto sobre o papel como sobre o lugar que a Romênia e a diplomacia romena ocupam no século XXI, mas especialmente sobre os valores fundamentais que nos definem como nação, aos valores democráticos que partilhamos, como parte da comunidade euro-atlântica. A Romênia deve continuar no caminho de uma sociedade moderna, inclusiva e resistente. E cada um de nós, os cidadãos romenos do país e do estrangeiro, somos aqueles que podem participar constantemente, cada um, mas principalmente juntos, na definição e promoção da Romênia do futuro - uma moderna, solidária, dinâmica e conectada Romênia internacionalmente. E a diplomacia romena, que sempre foi, ao longo da nossa história, um vetor de desenvolvimento, modernização e progresso do país, permanecerá fiel a estes desiderados e continuará com dignidade e profissionalismo para contribuir para o interesse nacional.

Em 2020 marcamos momentos simbólicos - o 75 o aniversário do estabelecimento das Nações Unidas (ONU) e 65 anos desde que a Romênia tem membro, 70 desde a assinatura do Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH). Estes momentos de aniversário lembram-nos mais uma vez da importância de pertencer e aumentar o perfil romeno no espaço dos valores ocidentais.

O Dia Nacional da Romênia recorda-nos o fato de que a nação romena deve manter a sua vontade de se afirmar no espírito dos valores que nos definem e da nossa identidade comum.

Feliz aniversário, Romênia !

Feliz aniversário para todos os romenos !"

Algumas curiosidades do país:

🔸 O nome Romênia vem do termo em latim romanus, que significa 'cidadão de Roma'. O nome foi adotado oficialmente em 11 de dezembro de 1861;

🔸 Sua capital, Bucareste, é a maior cidade do país ;

🔸 A Transilvânia, famosa por suas lendas de vampiros, é uma região histórica que fica localizada no centro-oeste da Romênia ;

🔸 E por falar em vampiros, o Conde Drácula é da Romênia. A história foi inspirada no Conde Vlad III Dracul, um conde que defendeu seu território contra a invasão do Império Otomano no século 15. Vlad era conhecido por ser muito cruel com os invasores. Existe uma excursão para o Castelo do Conde Drácula, o Castelo de Bran, onde é possível conhecer mais sobre a vida do Vlad III. E ai, teria coragem?;

🔸 A Romênia tem a maior quantidade de urso-pardo da Europa;


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%AAnia https://www.queroviajarmais.com/curiosidades-da-romenia/


bottom of page