top of page
  • Wiliam e o Mundo

Semana gastronômica promove comida japonesa em Brasília

Primeira edição do Japão Gastronômico comemora Dia da Imigração Japonesa no Brasil com 11 restaurantes da capital. Público pode aproveitar pratos com condições especiais de 17 a 23 de junho



Em comemoração ao Dia da Imigração Japonesa no Brasil, celebrado em 18 de junho, a Embaixada do Japão promove em Brasília a primeira edição do Japão Gastronômico. A iniciativa conta com a participação de 11 restaurantes japoneses locais, que oferecerão uma seleção de pratos típicos a preços promocionais e condições especiais entre os dias 17 e 23.

Misso Tonkostsu Lamen (Samurai Sushi - Sudoeste)

Durante esta semana, o brasiliense terá a oportunidade de degustar suas comidas japonesas favoritas e conhecer novos sabores, reunidos em uma variada seleção oferecida a preços partir de R$ 25. O público pode conferir a lista completa de promoções no site da Embaixada do Japão ou procurar diretamente os restaurantes participantes: Donburi; Rosa Takematsu Sushi; Goemon; Katsu Lamen House; New Koto; Noru Sushi; Sakeyo; Samurai Sushi; Sumô; Takoyu; e Umami Deli.


O menu inclui, além dos clássicos combinados de sushi e omakase, opções de teishoku (farta refeição japonesa completa com arroz e acompanhamentos) e lanches populares do Japão, como o takoyaki (bolinha recheada com polvo), taiyaki (doce em forma de peixe) e a versão japonesa do docinho choux cream. Uma seleção de lamens, o saboroso macarrão servido com caldo à base de shoyu, missô e carne de ave ou porco, também faz parte das promoções e é opção irresistível para os dias mais frios.


Bento Teishoku (New Koto - Asa Sul)

A Embaixada do Japão convida o público da capital a prestigiar os estabelecimentos participantes durante esta semana especial, estreitando assim a amizade entre Japão e Brasil por meio de um dos mais fortes laços compartilhados entre os dois países: a gastronomia.


“Quando falamos sobre o Japão, a comida é um dos assuntos que mais despertam o interesse dos brasileiros”, avalia o embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji. “Também é por meio da comida que muitas famílias de imigrantes cultivam e compartilham a cultura japonesa no Brasil. Com este evento, queremos reunir nikkeis e a comunidade brasileira que os acolheu, como em uma grande refeição entre amigos.”


Sobre a imigração japonesa no Brasil

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. Após uma viagem de 52 dias a partir de Kobe, a embarcação trouxe ao país os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão.


Os principais destinos desse e dos demais grupos de japoneses que chegariam ao país nos anos seguintes eram as fazendas e colônias agrícolas, inicialmente de São Paulo e Paraná. Ao longo do século, outras ondas migratórias levariam os nikkeis a outros territórios brasileiros, incluindo o interior do país e a região amazônica. Estima-se que cerca de 2,7 milhões de japoneses e descendentes componham a comunidade nikkei no Brasil atualmente, aproximadamente 31 mil deles no DF.


Japão Gastronômico

17 a 23 de junho de 2024

Descontos variados em pratos selecionados de restaurantes japoneses do DF. Preços a partir de R$ 25, válidos somente para atendimento presencial. Consulte demais condições de cada estabelecimento.

Comments


bottom of page