top of page
  • Wiliam e o Mundo

Sustentabilidade será destaque nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020


Foto: Tokyo 2020/ divulgação

A sustentabilidade será destaque nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, que terão início no dia 23 de julho e 24 de agosto, respectivamente. Pódios, medalhas e vila olímpica foram construídos a partir de materiais sustentáveis. O papel de Tóquio 2020, segundo a Organização do Comitê dos Jogos Olímpicos, é deixar um legado de sustentabilidade para o mundo, gerando menos lixo, minimizando o impacto nos oceanos e respeitando o planeta.


Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estabeleceram cinco pilares que priorizam a sustentabilidade nos jogos, são eles: mudança climática; gestão de recursos; ambiente natural e biodiversidade; direitos humanos, trabalho e práticas comerciais justas; envolvimento, cooperação e comunicação. Pilares estes que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Medalhas:

Foto: Tokyo 2020/ divulgação

As medalhas foram desenvolvidas a partir da reciclagem de materiais eletrônicos, como computadores e smartphones.


O projeto teve início em 2017 e contou com a ajuda da população para a coleta dos materiais. Mesmo com a meta já alcançada, mas tento em vista a cultura de reciclagem criada através do projeto, os japoneses continuam coletando materiais para reciclagem. Cerca de 78,985 toneladas de materiais eletrônicos descartados foram coletados no país. De metais coletados foram aproximadamente 32 quilos de ouro, 3,500 quilos de prata e 2,200 de bronze.



Pódio:

Foto: Tokyo 2020/ divulgação

Os materiais plásticos que atualmente habitam os oceanos representam um grande problema global. Assim, os organizadores das Olimpíadas de Tóquio 2020, juntamente com o Grupo P&G, criaram um comitê para coletar plásticos dos oceanos e com eles construírem os pódios olímpicos. São os primeiros pódios a serem confeccionados a partir desses materiais.


Também foi parte do projeto a coleta de plásticos nas escolas e ruas, visando conscientizar os alunos e a população da importância do consumo consciente do plástico e da reciclagem em geral.



Village Plaza:

A vila dos atletas foi construída de madeiras doadas ou emprestadas. Depois dos jogos a vila será desmontada e as madeiras serão devolvidas ou reutilizadas.



Uniformes:

Os uniformes dos voluntários foram feitos de tecido de poliéster reciclado. O design reforça o aspecto de diversidade e harmonia, elementos importantes para a sustentabilidade.


Foto: Tokyo 2020/ divulgação

bottom of page