top of page
  • Wiliam e o Mundo

Timor-Leste doa um milhão de dólares em apoio à Moçambique

Foto: Presidência da República/Divulgação

Por Embaixador Gregório de Sousa, correspondente da Ásia


O Governo de Timor-Leste aprovou, na última quarta-feira, a doação de um milhão de dólares em apoio a Moçambique. O Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, manifestou a sua solidariedade e sentimento de pesar ao povo de Moçambique na sequência da passagem do ciclone Idai que resultou em centenas de mortes e desabrigados. O Chefe de Estado, lembrou o apoio de Moçambique a Timor-Leste durante a luta contra a ocupação indonésia e os esforços no sentido de reforçar os laços de amizade com o país-irmão.

Foto: DW/Divulgação

A doação foi aprovada em reunião do Conselho de Ministros, segundo um comunicado oficial do poder executivo. "Tendo em conta a gravidade da situação e os laços históricos e de amizade que unem Timor-Leste e Moçambique, o Governo manifesta a sua solidariedade para com o povo de Moçambique e aprova o montante de um milhão de dólares americanos para apoiar na resposta às necessidades causadas pela passagem do Idai", refere o comunicado.

Foto: El País/Divulgação

Entre os danos materiais, as autoridades moçambicanas registraram mais de 90 mil habitações atingidas, das quais 50.619 ficaram totalmente destruídas, 24.556 parcialmente destruídas e 15.784 inundadas. Foram ainda danificadas ou destruídas 3.202 salas de aulas, afetando 90.756 alunos, bem como 52 unidades de saúde e quase 500 mil hectares de terras ficaram inundadas. O governo moçambicano adiantou que o ciclone afetou cerca de 800 mil pessoas no país, mas as Nações Unidas estimam que 1,8 milhões precisam de assistência humanitária urgente.

(Via - Mídia Presidência da República/Diário de Notícias)

bottom of page