• Wiliam e o Mundo

Visita ao Brasil do Vice-Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Sr. ODAWARA Kiyoshi


Reunião com os membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão. Foto: Embaixada do Japão

Em visita a Brasília, dia 02 de maio, o Vice-Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, Sr. ODAWARA Kiyoshi, reuniu-se com os Deputados Federais Kim Kataguiri e Vitor Lippi, membros do Grupo Parlamentar Brasil-Japão. Os participantes do encontro concordaram em fortalecer o intercâmbio de parlamentares entre os dois países para o maior desenvolvimento das relações Japão-Brasil.

Reunião com o Almirante Flávio Rocha. Foto: Embaixada do Japão

No mesmo dia, o Vice-Ministro japonês reuniu-se com o Almirante Flávio Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos. Ambos trocaram opiniões sobre temas como a situação na Ucrânia, o ambiente de segurança no Leste Asiático e a segurança econômica, além de reforçarem a intenção de promover ainda mais cooperação estratégica entre Japão e Brasil.


A agenda do Vice-Ministro de Estado Odawara também incluiu um encontro com o Embaixador Fernando Simas Magalhães, Ministro Interino das Relações Exteriores. Além de falarem sobre a cooperação bilateral em uma ampla gama de campos, incluindo segurança, Odawara e Magalhães também confirmaram o compromisso dos dois países com a promoção da cooperação estratégica a nível internacional, em áreas como a situação na Ucrânia e a reforma da ONU.


Além disso, consideraram avançar nas tratativas visando à assinatura da troca de notas referente à concessão do empréstimo de até 30 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 1,2 bilhões) do projeto de apoio emergencial em resposta à crise da COVID-19, previamente informado.

Visita às instalações da Força Aérea Brasileira. Foto: Embaixada do Japão

No dia 3, o Vice-Ministro de Estado japonês visitou as instalações da Força Aérea Brasileira no Aeroporto Internacional de Brasília, com a presença do Brigadeiro de Infantaria da Aeronáutica (reserva) Sr. Agostinho Shibata. Odawara enalteceu o sucesso dos militares nipo-brasileiros de alto escalão no Brasil e expressou sua esperança no desenvolvimento do intercâmbio de defesa entre os dois países.


Empréstimo ao Projeto de apoio emergencial em resposta à crise da COVID-19


1. Escopo do projeto

Por meio do financiamento concedido ao BNDES, objetivar-se-á apoiar o setor de saúde como os órgãos de saúde, as empresas fabricantes de produtos médicos, bem como as pequenas e médias empresas. Deste modo, visa-se a continuidade das atividades das áreas de serviços médicos e de saúde no Brasil, bem como a garantia dos empregos, a continuidade e a ampliação das atividades nas pequenas e médias empresas.


2. Condições para o provimento

(1) Juros anuais de 0,01%

(2) Período de amortização: 15 anos (incluindo o prazo de carência de 4 anos)


*Informações da Embaixada do Japão no Brasil

1 visualização0 comentário