• Wiliam e o Mundo

Visita do diretor da rede do Instituto Cervantes da Espanha no mundo, Luis García Montero

A visita acontece no dia 14 de fevereiro em São Paulo e nos dias 15 e 16 em Brasília

Foto: Daniel Morzinski

Embaixada da Espanha no Brasil


Luis García Montero, professor, escritor, poeta, ensaísta, crítico literário e diretor da rede do Instituto Cervantes da Espanha no mundo desde 2018, visitará o Brasil para participar na CILPE-2022 (Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola) organizada pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) com o apoio do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, do Instituto Camões, do IILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa) e do Instituto Cervantes. A CILPE 2022 se realizará em Brasília no Complexo Brasil 21, sala Santa Cruz, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022.

Durante a sua estadia em São Paulo, o Diretor visitará as instalações do Instituto Cervantes e participará de várias reuniões. Em Brasília, além da visita ao centro do Instituto Cervantes terá encontros na Universidade de Brasília (UNB), e se reunirá com representantes de várias instituições ligadas à cultura espanhola e ao ensino e promoção do espanhol no Brasil. A rede do Instituto Cervantes da Espanha tem um total de 77 centros em todo o mundo, sendo o Brasil o país com maior número: 8 centros.

A participação do Diretor do Instituto Cervantes juntamente com outras autoridades na Conferência CILPE mostra que existe, por parte dos responsáveis das instituições que promovem as línguas e culturas dos países de língua espanhola e portuguesa, um desejo expresso de mostrar que a cooperação entre elas significa abrir e consolidar um potencial econômico, humano e cultural de grande abrangência. Estimativas apontam que 850 milhões de pessoas no mundo falam português (260 milhões) e espanhol (590 milhões). De acordo com dados demográficos da Organização das Nações Unidas, juntos os dois idiomas devem somar mais de 1,2 bilhões de falantes ainda neste século.

O Instituto Cervantes quer, neste contexto, apoiar e encorajar a reflexão sobre o potencial das nossas línguas ao mais alto nível e seguir os ditames da Agenda 2030 no que diz respeito à dimensão educativa e cultural das línguas e ao seu papel como veículo de comunicação intercultural.

A 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola “LÍNGUAS, CULTURA, CIÊNCIA E INOVAÇÃO”, CILPE2022, visa reforçar a cooperação entre línguas, tal como fez na sua primeira edição em 2019, introduzindo temas que contribuem para: a valorização do português e do espanhol, a cooperação entre regiões e o reconhecimento da diversidade linguística e cultural. Na conferência vão participar mais de 40 especialistas e palestrantes e se centrará nas seguintes áreas de reflexão:

- Eixo 1 – O português e o espanhol na ciência

- Eixo 2 – Línguas, Tecnologia e Inovação

- Eixo 3 – Cultura, Diversidade e Inovação



Perfil do Escritor:

Foto: Pedro Walter

Luis García Montero nasceu em Granada em 1958. É professor de literatura espanhola, escritor, ensaísta e diretor do Instituto Cervantes desde 2018. Entre seus livros destacam-se E agora você é o proprietário da ponte Broklyn (1980), O jardim estrangeiro (1983) e No Puede Ser Así - Breve Historia del Mundo (2021).


Ganhou o Prêmio Poetas do Mundo Latino em 2010 e em 2020 o Prêmio Carlo Betocchi.


Também é autor do livro Luna del Sur (1992) e como ensaísta publicou O Teatro Medieval. Controvérsia de uma inexistência (1984).


6 visualizações0 comentário