top of page
  • Wiliam e o Mundo

XVI Semana da Europa terá primeira edição digital este ano

Atualizado: 23 de set. de 2020



Está chegando a XVI Semana da Europa em sua primeira edição digital. O público poderá acompanhar a programação, que acontece no dias 23 de setembro a 02 de outubro, totalmente online. “Neste momento em que enfrentamos uma pandemia mundial, nunca foi tão necessário dialogar e trocar experiências. A Semana da Europa Digital 2020 extrapola fronteiras e, mais uma vez, oferece inspiração, arte, cultura, aprendizado e informação. E dessa vez, para um público muito maior”, destaca Aleksandra Luszczynska, especialista em cultura e promoção da Embaixada da Polônia em Brasília e presidente da Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (Eunic Brasília).


A programação começa com o Café com Europa: Brasília 60 que, ainda no contexto da celebração do jubileu da capital do país, vai discutir a contribuição europeia para a arquitetura de Brasília e a realidade da cidade planejada seis décadas depois. O evento, que será transmitido pelo canal da Semana da Europa no YouTube, traz o lançamento de publicação homônima realizada em parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Delegação da União Europeia no Brasil.


Os debates on-line do Café com Europa contarão com a participação de autores dos artigos presentes no livro, como o holandês Paul Meurs, o português Rui Mendes, o belga Laurent Troost, além de profissionais de destaque no cenário brasiliense. Representando uma nova geração da arquitetura da capital federal estarão os arquitetos do escritório BLOCO, composto por Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, que se juntaram à arquiteta Anna Luísa Albano para escrever sobre arquitetura contemporânea em Brasília. A jornalista e escritora Conceição Freitas, conhecida pelas crônicas que escreve sobre Brasília, será a mediadora dos debates. O Café com Europa será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, das 14h às 17h.


Diversidade Linguística:

No dia 26 de setembro, Dia Europeu das Línguas, as pessoas interessadas em idiomas dos países da União Europeia poderão praticar conversação com falantes nativos em salas on-line. Francês, alemão, espanhol, polonês, finlandês, húngaro, italiano, neerlandês e croata são algumas das línguas contempladas pelo SpeakDating, uma versão digital dos encontros em que as pessoas têm a oportunidade de conversar e conhecer novos universos idiomáticos.


“Será uma oportunidade para tirar dúvidas e aproveitar para falar sobre os idiomas europeus em si, assunto que nem sempre surge quando conversamos com um estrangeiro. Também acredito que o SpeakDating pode despertar a curiosidade sobre as diversas línguas europeias e as muitas possibilidades de aprender essas línguas. Às vezes, o simples fato da pessoa ter o contato com o idioma já desperta o interesse em aprender”, reforça Renato Silva, gerente da Cooperação Pedagógica do Goethe-Institut São Paulo. “Um evento deste porte, com a quantidade de pessoas que vão poder participar, seria praticamente inviável presencialmente. O fato de promover uma iniciativa como essa no formato on-line torna o evento muito mais democrático. Pessoas com acesso à internet, de qualquer lugar do Brasil, podem participar”, completa.

Os participantes não devem se preocupar com o nível de conhecimento que têm dos idiomas, a ideia é se divertir e aumentar o repertório cultural. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Zoom (http://bit.ly/XVISEU_SpeakDating).

O SpeakDatingserá realizado no dia 26 de setembro, das 15h às 18h.


Professores de línguas europeias e estudantes universitários dos cursos de Línguas Estrangeiras também poderão contar com um evento pensado para eles. Organizado pelo Eunic Cluster de Salvador, a primeira edição das Telejornadas sobre Ensino de Línguas Estrangeiras abordará o tema oportunidades do ensino remoto e serão realizadas nos dias 25 de setembro e 02 de outubro, com carga horária total de 18 horas. A ideia é permitir a troca de experiências sobre as dinâmicas em salas de aula virtuais, dando visibilidade a práticas e métodos que fizeram diferença no ensino e na aprendizagem. A iniciativa é dos institutos culturais oficiais presentes na capital baiana: a Aliança Francesa, o Goethe Institut e o Instituto Cervantes, e está aberta para o público de todo o país.


Tour Virtual:

E para quem sonha em conhecer a Europa ou deseja matar a saudade de viagens que já realizou, uma lista repleta de atrações on-line está disponível como parte da programação da XVI edição da Semana da Europa. Os tours virtuais ficam no site da semanadaeuropa.org ao longo dos meses de setembro e outubro e são uma forma de aproximar os países da União Europeia e o Brasil.


Há experiências encantadoras, como uma visita à Catedral de Notre Dame, em Paris, ou ao parque arqueológico do Coliseu, em Roma. Outras propostas pretendem estimular vários sentidos, como o tour Não sei o que o amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa, uma série documental sobre a vida e obra do autor com 15 episódios que transportam o ouvinte para a capital portuguesa, com textos narrados por estudiosos de Fernando Pessoa.


Confira nossa entrevista especial com a especialista em cultura e promoção da Embaixada da Polônia em Brasília e presidente da Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (Eunic Brasília), Sra. Aleksandra Luszczynska:


Sobre A XVI Semana da Europa é realizada pela EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil. Compõem a EUNIC os institutos culturais oficiais de países da União Europeia no Brasil, além de representações diplomáticas presentes no território brasileiro, por meio de clusters em seis capitais: Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.

Nesta edição, todos os clusters do Brasil trabalham em conjunto. "A pandemia nos aproximou e conseguimos dar este importante passo no sentido do trabalho conjunto entre os clusters para viabilizar a 16ª edição da Semana da Europa”, destaca Aleksandra Luszczynska. “Nunca havíamos realizado o evento digitalmente, porém a situação atual abriu os horizontes e nos fez unir esforços em nível nacional. Uma grande rede de solidariedade foi tecida entre todos aqueles que tornaram o evento possível. A XVI Semana da Europa Digital sai do papel com a essência da troca e da colaboração reforçada nesta edição”, completa.


XVI Semana da Europa Digital Data: De 23 de setembro a 02 de outubro Formato: on-line, no YouTube e Zoom Eventos gratuitos: Café com Europa– 23 e 24/9, das 14h às 17h Speakdating – 26/9, das 15h às 18h Tours virtuais –durante os meses de setembro e outubro Telejornadas sobre Ensino de Línguas Estrangeiras (para professoras e professores de língua estrangeira) – 25/09 e 02/10 Valor da inscrição: R$ 50,00

Consulte a programação detalhada no site (semanadaeuropa.org) e saiba mais sobre os eventos da XVI Semana da Europa Digital 2020


Fonte: Embaixada da União Europeia


bottom of page